Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"O vulcão Licancabur, na fronteira do Chile com a Bolívia, tem esta paisagem deslumbrante visto do lado boliviano, com a lagoa azul a emoldurá-lo."
Eduardo Neumann
De Porto Alegre, em setembro de 2015
"O Lascar, em San Pedro de Atacama, é um vulcão com 5.592 metros de altura. O mais interessante é que ele ainda está ativo. Ainda hoje, de sua cratera, vê-se uma coluna de fumaça. Subir até o cume foi uma das experiências mais incríveis que tive no Atacama."
Tiago Antoniello
De Porto Alegre, em setembro de 2014
"O vulcão Arenal está dentro do Parque Nacional Volcán Arenal, na região nordeste da Costa Rica, a aproximadamente 130 quilômetros da capital, San José. Na aconchegante e simpática cidade de La Fortuna, diversas agências oferecem o serviço de guias especializados para caminhar pelas florestas que levam à velha trilha de lava, criada em 1992. O passeio que escolhemos terminava com uma passadinha no Hotel Los Lagos, onde aproveitamos as piscinas de águas termais, revigorantes, ao final da trilha."
Andrei Rocha e Evelize Kolberg
Em março de 2018
"A cratera do vulcão Rano Kau, na Ilha da Páscoa, fica a 324 metros do nível do mar. Coladas à cratera, estão as ruínas de Orongo, aldeia onde acontecia uma competição para homenagear o deus da fertilidade Make-Make. O vencedor seria aquele que conseguisse descer as encostas muito íngremes da cratera, nadar no mar aberto cheio de tubarões, alcançar a ilhota próxima (Moto Nui), pegar um ovo da uma ave migratória (andorinha-do-mar) chamada Manutara, que fazia ninhos na ilhota e levá-lo intacto até o alto da cratera. Aquele que conseguisse concluir o feito assumia a liderança da aldeia por um ano."
Geni Genuino Bronca e Maria Isabel Klein
De Porto Alegre, em maio de 2013
"O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília, na Itália. Sua altitude atinge 3.345 metros, o que pode variar devido às suas constantes erupções. A última foi em 16 de junho de 2014, e eu estava lá."
Nina Elisabeth Muccillo
De Porto Alegre, em junho de 2014
"O Parque Nacional Vulcão Arenal fica na parte central da Costa Rica e abriga o vulcão Arenal, o mais ativo do país e um dos 10 mais ativos do mundo. Hoje, ele é uma das principais atrações turísticas do país e fica situado a apenas 80 quilômetros da capital San José, podendo-se chegar facilmente de carro. É vizinho ao Lago Arenal e fica próximo à cidade de La Fortuna. Anteriormente, acreditava-se estar dormente, até que uma grande e catastrófica erupção em 1968 destruiu dois cidades. Desde então, apresenta uma pequena atividade quase que diária. Volta e meia ele entra em erupção, derramando lavas, cinzas e gases, o que pode provocar a evacuação do parque nacional onde ele está localizado. Como seria de se esperar, acaba sendo um espetáculo emocionante e aterrorizante quando está em máxima erupção e pode ser visto, também, com todo o seu esplendor durante a noite."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em fevereiro de 2009
"Em outubro de 2017 estive visitando o vulcão Etna, na Sicília, Itália. Foi uma experiência incrível!"
Krol Wojciechowski
De Caxias do Sul
"Situado na peculiar e encantadora Ilha de Páscoa, o vulcão Rano Kau demonstra a exuberância e a beleza desta exótica ilha do Pacífico. A cratera tem cerca de 1,5 quilômetro de diâmetro e está localizada a 324 metros acima do nível do mar. No interior de sua cratera, uma lagoa de aproximadamente 200 metros de profundidade foi formada. Esta lagoa foi uma das principais fontes de água doce para os moradores da ilha até algum tempo atrás. Sua superfície encontra-se quase que totalmente coberta por ilhotas flutuantes formadas por juncos de totora, uma planta aquática encontrada também no Peru. Estar ali é a oportunidade de compreendermos um pouco da grandiosidade que nos cerca."
Ricardo Negrini, Eliane Salvador, Dóra e Isaura Negrini
Em outubro de 2013
"A Islândia é o país dos vulcões! O Krafla tem essa linda cratera com lago de cor turquesa e, nos arredores, muitas fumarolas e uma enorme usina geotermal. É lindo, apesar do frio (e do vento!)."
Vera Girardi e Osvaldo Coelho
De Porto Alegre, em junho de 2018
"Contemplar o vulcão Vesúvio das ruelas de Pompeia, local que foi palco de uma das maiores tragédias da história da humanidade, é uma experiência inesquecível. É um dos melhores passeios do sul da Itália."
Sandra Pinzon Gaspareto
De Guaíba, em 2016
"Viagem maravilhosa para quem curte a história. Vulcão Vesúvio, visto de Pompeia, destruída em 79 da era cristã, erupção que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Pompeia está localizada a 22 quilômetros de Nápoles, na Itália."
Moisés, Salete e Thiago Alves
De Passo Fundo, em outubro de 2017
"Pompeia tem o vulcão Vesúvio atualmente adormecido. Nos encantou ver que a cidade não é feita de ruínas, mas sim um sitio arqueológico aberto a visitação. A antiga cidade ficou escondida pelas cinzas até 1748, quando por acaso em escavações se acharam construções, pessoas e objetos."
Tatiana Souza Muller
De Porto Alegre, em janeiro de 2018
"No sul do Chile, há inúmeros vulcões, muitos ainda ativos, como o Caubuco, cuja última erupção ocorreu em 2015."
Rudolf Nielsen
De Porto Alegre, em março de 2017