A sexta-feira (28) é de muita nebulosidade no Litoral Norte. As praias de Capão da Canoa e Arroio do Sal amanheceram com a já tradicional neblina da temporada 2022, rotina desde a virada do ano. Tímido, o sol tentava furar a barreira das nuvens às 9h30min.
O vento, moderado, reduziu a sensação térmica para 22ºC, média registrada nos termômetros de Xangri-Lá durante a manhã. A previsão para esta sexta é de tempo firme em praticamente todo o Rio Grande do Sul, mas há possibilidade de pancadas isoladas de chuva no Litoral Norte.
À beira-mar, poucos veranistas instalaram o guarda-sol em Arroio do Sal. Um grupo de amigas de Caxias do Sul, na Serra, esperava se bronzear, sem sucesso.
— Tá ótima a praia assim também — garante a depiladora Janete Dani, 53 anos.
Kátia Martini, 40 anos, parecia relaxada na cadeira de praia.
— Aqui a gente vê o mar, espairece a cabeça — diz.
Rose Maciel, 51, foi direta:
- Sol... Quero muito que ele apareça — enfatiza.
A bandeira hasteada pelos guarda-vidas é de cor vermelha nesta sexta. Os motivos, segundo os socorristas, incluem a maré alta e o mar revolto, o que exige cuidado constante.
No colo do pai, o pequeno Benício apontava para o agitado oceano. Aos dois anos, gritava, entusiasmado:
— Ó, as ondas!
Nas ruas dos balneários ainda é visível acúmulo de água da chuva que se manteve constante na quinta-feira, do início do dia até o final da tarde. O movimento nas áreas de comércio também já é maior em comparação ao início da semana - afinal, sextou.