O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
A rede Asun inaugurou nesta quarta-feira (26) uma nova loja em Tramandaí, no Litoral Norte. É a 38ª loja da marca e a sétima funcionando no modelo de atacarejo, que mistura operação de atacado e de supermercado tradicional. Aliás, a empresa está em um processo de mudar o nome das suas operações de atacarejo de "Leve Mais" para "Asun Leve Mais". A operação é a segunda com novo nome.
— Estamos retornando à Tramandaí após 12 anos com uma loja da bandeira Asun Leve Mais. Tem linguagem de atacado, mas ainda é uma loja que dá possibilidade do cliente comprar por varejo, com padaria, açougue, e com as características de proximidade — fala Ernesto Machado Ortiz, gerente de expansão da rede Asun Supermercados.
Ao todo, a nova loja tem 2,4 mil metros quadrados de área total e 1,6 mil metros quadrados de área de vendas. São 15 checkouts, ou seja, caixas para passar os produtos, e 180 vagas de estacionamento. Gerou, para o verão, 160 empregos. Alguns são temporários apenas para o veraneio. O valor do investimento não foi divulgado.
Para 2022, há planos, ainda, de reformar a unidade da Leve Mais de Capão de Canoa, transformando-a em uma operação Asun Leve Mais. Uma característica das lojas com novos nomes é que elas estão ganhando murais artísticos que representam a região onde a operação está instalada.
— Isso começou com a Restinga, reformamos toda loja de lá em janeiro do ano passado, transformamos em Asun Leve Mais. Surgiu a possibilidade de trazer para dentro da loja uma obra de arte, e queríamos fazer algo que interagisse com a região. Na Restinga, um painel conta a história do lugar, com imagens de pessoas, colheitas, escolas de samba, futebol. E agora em Tramandaí, como foi a segunda unidade Asun Leve Mais, e a gente trouxe essa ideia de novo — conta Ortiz.
Para nova loja, o artista Kelvin Koubik pintou cinco murais. Quatro deles estão na parte interna do empreendimento — um, inclusive, de 150 metros quadrados — e outro na parte externa. A ideia é repetir o conceito nas próximas unidades Asun Leve Mais.
Rumo às 40 lojas
Tem mais expansão à vista. Para 2023, a rede Asun está prevendo a abertura de mais uma loja em Xangri-Lá. Também está encaminhando, para Porto Alegre, uma nova operação de supermercado, mas ainda aguarda questões de aprovação do projeto. Com isso, a rede chegará à 40 lojas nos Estado. Nas operações de varejo tradicional, cada unidade tem cerca de 1,5 mil metros quadrados. Já nas de atacarejo ou atacado, variam entre 1,7 mil e 2,4 mil metros quadrados de área de venda.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.