Ao contrário das temporadas anteriores, com inaugurações de novo calçadão e de iluminação potente para a orla, as vizinhas Tramandaí e Imbé tiraram o pé do acelerador das grandes obras e optaram por fortalecerem a manutenção das mais recentes para receberem os veranistas na próxima temporada de verão. Ambas estão se organizando para a realização de eventos entre os feriados de final de ano.
Segundo o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, a expectativa está "lá nas alturas" para um aumento de circulação de pessoas durante o veraneio, mesmo sem citar números.
— Ano passado, chegamos a pedir para as pessoas não virem ao litoral. Nunca havíamos pedido isso. Mas, neste ano, temos a convicção de que, pela vacina e pelo anseio das pessoas de saírem, não temos mais como segurar os visitantes de todo o Estado — afirma.
Gauto ressalta que o calçadão da Avenida Beira-Mar permanece conservado. Mesmo assim, passará por pintura, recuperação dos brinquedos e recolocação de luminárias.
Um trecho dele, no final da Avenida da Igreja, chama a atenção de quem passa pelo local. Coberta por tapumes de madeira, a área de cerca de 100m de comprimento que dava acesso à praia — e muito antes serviu de espaço para um tradicional restaurante — não será mais aberta a população. De acordo com a prefeitura, por determinação do Ministério Público, o local deve servir para recomposição das dunas. Ele foi fechado para evitar que as pessoas circulem. Desta forma, a sequência de dunas que se inicia no Rio Tramandaí e segue até a Avenida da Igreja poderá se recompor naturalmente no trecho.
Pensando no retorno das excursões, a administração municipal finalizou a pavimentação asfáltica de 800m do trecho que leva ao antigo terminal turístico, conhecido por ser ponto de encontro dos ônibus fretados.
A prefeitura também lançou um edital para um novo modelo de quiosque na beira da praia, aumentando o tamanho de 25 metros quadrados para 55 metros quadrados. Ao todo, serão 50. A licitação já está em andamento. Além disso, o calçadão deverá receber novos 11 quiosques de contêiner. O processo segue em licitação.
Ainda está em estudo a possibilidade de promover a tradicional queima de fogos no Réveillon, que não ocorreu na temporada de 2021.
Imbé
A prefeitura de Imbé tem priorizado seguir com obras de infraestrutura para o próximo veraneio. Além de intensificar o serviço de limpeza e drenagem dos bueiros e galerias pluviais para evitar alagamentos, pavimentar ruas como a Rolante e a Taquara, no Centro, a administração também investiu R$ 1,2 milhão na iluminação pública, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED. A conclusão desta obra está prevista para até 20 de dezembro.
Na saúde, o Pronto Atendimento de Urgência e Emergência da Zona Norte, no Balneário Santa Terezinha, passará a atender por 12 horas, de segunda a domingo, durante a temporada de verão.
Na faixa de praia de Imbé, houve a antecipação da instalação dos quiosques, permitidos a partir de 16 de outubro, e também serão realizadas as reformas de todas as guaritas e a reconstrução das estruturas, se necessário. A prefeitura ainda construirá mais três passarelas de travessia de pedestres em Imara, Santa Terezinha e Centro. Novas lixeiras serão distribuídas pela orla, com recolhimento e substituição dos sacos de lixo diariamente. E já foram iniciados os serviços de capina e roçada das ruas e limpeza e remoção de areia acumulada no calçadão e nos acessos.
Imbé planeja realizar grandes eventos que não puderam ser feitos no verão passado. Entre eles, o Natal das Águas, com show, feiras de artesanato e outras atividades, Reveillón com shows musicais gratuitos no Guia Corrente (Centro) e no Balneário Mariluz, arena de esportes com estrutura montada na orla da Avenida Beira-Mar (Centro) para eventos como beach tennis, beach soccer, futevôlei, vôlei de praia, ginástica na praia, apresentações circenses, jogos de câmbio, apresentações musicais e Carnaval, com shows musicais no Guia Corrente (Centro) e nos balneários Mariluz e Santa Terezinha.