Inaugurado neste ano, o Cidade Digital é a novidade em Balneário Pinhal, no Litoral Norte, visando auxiliar as polícias Militar e Civil na segurança do município e também disponibilizar internet gratuita à população. O projeto prevê o cercamento eletrônico da cidade.
Por enquanto, 30 câmeras foram instaladas nas ruas e também nas escolas e unidades de saúde do município. Nas vias públicas, há 15 câmeras speeds, com visão 360° e qualidade de imagem, e oito fixas.
— Queremos ter ferramentas que proporcionem maior segurança e facilidade no trabalho da polícia. Hoje, já há a necessidade de ampliar o número de câmeras e mudar algumas de lugar — comenta a prefeita, Marcia Rosane Tedesco de Oliveira.
Ainda dentro do Cidade Digital, foram instalados 31 quilômetros de fibra ótica para a rede Wi-Fi gratuita de oito praças do balneário que contam com câmeras. Todo o sistema é controlado por telões dispostos em uma central de videomonitoramento, instalada na prefeitura. O funcionamento é 24 horas por dia.
Pensando nas festas de final de ano, a prefeitura de Balneário Pinhal também está captando recursos para realizar eventos públicos nos próximos Natal e réveillon. O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), mas a logística dos shows ainda está sob avaliação.
— Estamos vendo a forma como poderemos fazer, com distanciamento e camarotes. Mas somos obrigados a investir no verão. Não temos mais como suportar uma temporada como a anterior. O comércio precisa que façamos investimentos — afirma a prefeita.
Cidreira
Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Cidreira informou que as questões relacionadas à próxima temporada começaram a ser discutidas neste mês. O acesso à faixa de praia deve receber os cuidados em novembro, pois as ressacas do mar danificaram parte do trecho durante o inverno.