Após um começo de manhã com tempo fechado em alguns pontos, a sexta-feira (22) será de sol, entre poucas nuvens, e calor no Rio Grande do Sul. Não há previsão de chuva, e as temperaturas ficam mais elevadas do que nos dias anteriores, podendo chegar aos 31ºC. No final de semana, no entanto, o tempo vira, e há previsão de chuva forte, granizo e queda nas temperaturas.
De acordo com o Climatempo, no sábado (23), uma nova frente fria se forma e avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuva para todas regiões. A instabilidade atinge primeiro as áreas de fronteira com o Uruguai e, até o fim do dia, chega ao norte do Estado. Há risco de temporais, com trovoadas e eventual queda de granizo, especialmente na região Oeste.
Em Porto Alegre, o dia dever ser de pancadas de chuva e trovoadas, e a temperatura varia entre 15°C e 28°C. Em Santa Rosa, no Noroeste, o sábado deve ter chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado, e a máxima não passa dos 23ºC. No Litoral Norte, em Tramandaí, os termômetros vão a 28ºC. Em Passo Fundo, no Norte, o sábado será de chuva e máxima de 21ºC.
No domingo, a frente fria se afasta do Rio Grande do Sul, e o tempo volta a ficar firme em todo o Estado. O sol aparece entre poucas nuvens, mas as temperaturas não devem subir muito, sendo a máxima de 25ºC registrada em Uruguaiana, Santa Rosa e São Borja. Na Capital, o domingo será de tempo aberto e com poucas nuvens. A mínima será de 14°C e a máxima, de 22°C
Segundo o Climatempo, no início da semana, o tempo firme persiste sobre o Rio Grande do Sul. As temperaturas seguem amenas, por causa dos ventos que sopram do quadrante Sul. A semana segue com a presença do sol e aos poucos as temperaturas voltam a subir.