Os quiosques da beira da praia de Tramandaí deixarão de funcionar no início de abril deste ano. O motivo é a obra de revitalização da orla, que está em andamento desde 2018. Segundo a prefeitura da cidade do Litoral Norte, os proprietários dos 23 quiosques e bares na beira da praia já foram notificados sobre a necessidade de saída.
O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto da Silva, afirma que muitos estabelecimentos já estão com alvarás vencidos. Uma licitação deve ser lançada no segundo semestre, e a previsão da prefeitura é que a operação dos quiosques comece no fim do ano. Os novos bares terão estrutura de contêiner marítimo com adaptações, segundo Gauto.
— Já queremos chegar ao próximo verão com um novo modelo de quiosque. Vamos lançar uma licitação com esse modelo. Vai ser obrigado a ter banheiro. Queremos um quiosque bastante funcional — afirma o prefeito.
Outra preocupação da prefeitura é a de retirar os quiosques da linha das dunas. Até o ano passado, havia 34 bares na orla, mas 11 já foram removidos. Quando a obra ficar pronta, 17 quiosques estarão à disposição.
Obras na orla
A prefeitura de Tramandaí estima que as obras na orla devem ser totalmente concluídas até dezembro. O objetivo é deixar tudo pronto para o próximo verão, já que nesta temporada as intervenções em andamento têm causado transtornos aos veranistas. O investimento é superior a R$ 4 milhões.
Uma parte do calçadão também já foi reformada com pedras portuguesas. Um pórtico está sendo construído e a ciclofaixa também está em fase de implementação.