A aparição de um jacaré-de-papo-amarelo na bacia do Rio Tramandaí, no Litoral Norte, na quarta-feira (9), já é a quarta desde o fim da semana passada. Desta vez, a 2ª companhia do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar recebeu informações da presença do animal na manhã e na tarde do mesmo dia.
De acordo com o capitão da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), João César Verde Selva, na manhã de quarta, o jacaré estava abaixo de uma miniplataforma de pesca, dentro da água, próximo da Câmara Municipal de Vereadores de Tramandaí. Ao tentar capturar o animal, ele acabou fugindo, após ficar alerta com a circulação de pessoas.
À tarde, nas proximidades de uma residência, na Avenida Beira-Rio, o réptil foi visto novamente. Dessa vez, o batalhão conseguiu retirar o jacaré do local. O animal foi solto na Estrada do Mar, em local pouco habitável, na Lagoa dos Quadros, dentro da bacia do Rio Tramandaí, hábitat da espécie.
Para o capitão Selva, a presença do animal pode ser explicada por diversos fatores, como o avanço da área urbanizada, o aumento de resíduos orgânicos no rio, bem como por razões climáticas. No entanto, não há motivos para grande preocupação, já que segundo ele, o jacaré não é considerado de alta periculosidade, enquanto não se sente ameaçado.
— Quando as pessoas avistarem o jacaré, não devem jogar nada sobre ele, nem tentar alimentá-lo. Manter uma distância segura do animal, de cerca de 10 metros, não deixar crianças chegarem muito perto e entrar em contato imediato com a Patrulha Ambiental diminui a possibilidade de incidentes — alerta.
O jacaré visto na quarta tem, conforme a Patram, aproximadamente 1m50cm. Os outros foram encontrados na sexta-feira (4), no domingo (6) e na segunda-feira (7), e mediam aproximadamente um metro. Um deles foi localizado dentro da piscina de um condomínio fechado. Os outros foram encontrados na região da bacia do Rio Tramandaí.
— A bacia hidrográfica do Rio Tramandaí é o hábitat natural dessa espécie de jacarés e outros cardumes, portanto, não há motivo para temor ou pavor . Porém, é bom ter cautela no caso de entrar na água, pois as pessoas estarão invadindo a natureza desses animais — ressalta Selva.
Como entrar em contato
Caso sejam avistados outros jacarés ou forem identificados problemas ambientais nas regiões de Capão da Canoa, Torres, Tramandaí e Osório, os moradores podem entrar em contato com a Brigada Militar pelo 190. Para falar diretamente com a Patram, o número de telefone é (51) 3689-3206, em funcionamento 24 horas por dia.