— É Copacabana em Tramandaí! — descreve, animado, o veranista Sérgio Nicolau Breitenbach, durante uma caminhada pelo novo calçadão da praia do Litoral Norte.
A comparação é inevitável: o novo trecho do passeio lembra o icônico piso carioca. Pudera, a inspiração para ambos veio do balanço das ondas do mar. Por aqui, o novo calçamento em pedra portuguesa em preto e branco faz parte de uma iniciativa que visa a valorização do município. Bastante otimista com as obras, o vice-prefeito e secretário de Obras, Flavio Corso Junior, ressalta que a nova orla vai reforçar a imagem de Tramandaí como Capital das Praias:
— Acreditamos que, com esse projeto e o que finalizamos agora (a revitalização da Avenida Beira-Rio), daremos uma nova perspectiva àqueles que utilizam a nossa praia para momentos de lazer com suas famílias.
Orçada em cerca de R$ 4 milhões, a licitação para essa modernização compreende 1,4 mil metros de extensão. Por ser um trecho longo, as obras foram divididas em três etapas (leia mais abaixo). A primeira delas, ainda em andamento, vai totalizar mais de 742 metros — da metade da quadra da Avenida 12 de Abril até a Travessa Paraná.
Iniciada no dia 17 de setembro, uma fase da construção com pedras portuguesas — entre as avenidas Da Igreja e Fernando Amaral — já foi finalizada, completando cerca de 230 metros. Como o processo de trabalho depende das condições climáticas, a previsão de término do trecho todo é no final da temporada.
— Acredito que vá ficar pronto em fevereiro, no veraneio, mas há intempéries, chuva, contratempos que não tem como a gente prever — afirma a autora do projeto, Alessandra Gelain, arquiteta e urbanista do Departamento de Engenharia da prefeitura.
Terminado esse processo, a obra avança para as próximas fases, que devem alcançar a Avenida Atlântica.
Passeio próximo ao mar é outra atração do projeto
Além do calçadão mais bonito e em melhores condições para uso de moradores e veranistas, o projeto de revitalização da orla ainda prevê a construção de quatro quadras poliesportivas, pergolados, bancos com vista para o mar e para a Avenida Beira-Mar, academias ao ar livre, pistas de skate e patinação e instalação de um letreiro com o nome da praia. Também faz parte da licitação a pavimentação que servirá de base para a colocação de 17 quiosques contêineres. Mais próximos ao calçadão e com infraestrutura que inclui banheiros, eles devem ser novidade somente no verão de 2020.
Outra atração prevista no projeto é um passeio de 2,5 metros de largura, que vai da Avenida da Igreja até a Atlântica, bem próximo ao mar.
— Ele será rente à praia, para a pessoa ter livre acesso, caminhando de fora a fora, apreciando o mar — descreve Alessandra Gelain.
Essa parte da obra será feita concomitante com as demais, respeitando o cronograma de cada etapa.
Entenda
A licitação para a revitalização da Avenida Beira-Mar, em Tramandaí, foi orçada em aproximadamente R$ 4 milhões. Essa licitação compreende toda a obra, que foi dividida em três grandes fases:
- Etapa 1 — Da metade a Avenida 12 de Abril até a Travessa Paraná, totalizando 742,61 metros. Da 12 de Abril até a Avenida da Igreja, houve uma recuperação do trecho, construído em ladrilho hidráulico. A partir da Avenida a Igreja, começa a aplicação das pedras portuguesas, até a Avenida Atlântica.
- Etapa 2 — Da Travessa Paraná até a Avenida Ruben Berta, totalizando 368,06 metros.
- Etapa 3 — Da Avenida Ruben Berta até a Avenida Atlântica, finalizando com 292,53 metros.