Tramandaí
O Hospital Tramandaí passou a contar com mais cinco leitos de UTI para pacientes com covid-19, desde o mês passado. Eles foram entregues pela Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). A instituição agora tem 11 leitos UTI covid. O hospital, que é público e está sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, é referência para outros municípios do Litoral Norte.
Durante a pandemia, a cidade viu o número de habitantes crescer 25%. Foram veranistas que decidiram permanecer no inverno. E esta tem sido a maior preocupação do prefeito, Luiz Carlos Gauto: o aumento da população flutuante.
Para evitar multidões à beira-mar, a prefeitura praticamente descarta a possibilidade de organizar a festa de Réveillon, que costuma reunir milhares na virada do ano. Já o isolamento dos espaços de lazer do calçadão da Avenida Beira-Mar permanecerá, pelo menos, até novembro. Mas, apesar da fita indicando bloqueio dos brinquedos e das quadras de esportes, as pessoas não respeitam a determinação.
Na tarde da última terça-feira (6), a reportagem presenciou crianças com os pais nos brinquedos e grupos praticando esportes nas quadras, muitos sem usar máscara de proteção. O prefeito esclarece que a fiscalização costuma fazer um trabalho de orientação e conscientização dos frequentadores.
Imbé
Até o final deste mês, a prefeitura de Imbé inaugurará a Policlínica Municipal, localizada na Avenida Paraguassú. Com investimento de R$ 6 milhões, a obra, iniciada em 2018, tem 1,4 mil m² e poderá atender até 700 pessoas por dia, o dobro da capacidade do atual Posto 24 Horas da cidade. Além das áreas de radiologia, urgência e emergência, o espaço de saúde terá leitos de retaguarda (para pacientes que precisarão de transferência) e atendimento com especialistas. Desde março, a cidade mantém um pronto atendimento no balneário Santa Terezinha destinado a pacientes com sintomas respiratórios.
Outro investimento que está em fase de ajustes, mas já foi entregue, é a nova iluminação da Avenida Beira-Mar, no calçadão de Imbé. Os dois quilômetros iluminados com lâmpadas de LED deixam a via sem nenhum ponto escuro. O investimento, de R$ 1 milhão, terá ainda um ponto específico de iluminação direta para o mar, possibilitando o surfe à noite. O trabalho deve ser finalizado nos próximos 15 dias.
— A ideia é que a população de Imbé e os veranistas tenham um local de referência para praticar exercícios físicos, por exemplo, também no período da noite — explica o prefeito Pierre Emerim.
Curiosas para conferir o resultado da nova obra, que começou a ser testada no início deste mês, as amigas Sue Nakashima, 38 anos, e Katiane Marques, 30, ficaram surpresas com a mudança. Elas visitaram a orla pela primeira vez na noite de terça-feira (6), por volta das 20h.
— Ficou muito bom porque ocupa o espaço e nos sentimos mais seguras. As famílias estão vindo num horário que antes não vinham. Mas é estranho não conseguir ver a lua nascer e as estrelas porque está bem iluminado — comentou a bióloga Sue.
— Se não tivesse toda essa iluminação, talvez nós não estaríamos aqui neste horário — completou Katiane, que estuda biologia marinha.
Osório
À espera dos veranistas, a prefeitura reformou as cinco casas dos guarda-vidas na praia de Atlântida Sul. Assim como nos outros municípios da região, Osório não confirma a tradicional queima de fogos no próximo Réveillon. A decisão final dever ocorrer até o início de dezembro, revela o secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, Rossano Teixeira, que também é membro do comitê de combate à covid-19 da cidade.
Entre as estratégias que deverão ser seguidas durante a temporada de verão, a prefeitura pretende erguer uma tenda de apoio à saúde no centrinho da praia e instalar dispensers com álcool gel ao longo da orla. Um carro de som ficará circulando pelo local para alertar os veranistas sobre os cuidados com a covid-19.
— Vamos tentar fazer um esquema de distanciamento de guarda-sóis na praia para manter o afastamento entre os banhistas. Ainda estamos vendo como faremos isso — revela o secretário.