
Uma procissão até o Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, reuniu cerca de 3 mil fiéis na manhã desta Sexta-Feira Santa (18). A caminhada começou por volta das 5h, na Igreja Matriz da cidade, e percorreu nove quilômetros até o complexo onde está instalado o monumento.
O caminho, que inclui trechos de subida íngreme, reuniu pessoas que pagavam promessas feitas antes da inauguração da estátua, e outros fazendo pedidos.
— É muito significativo para mim, por isso que me propus a estar aqui, como forma de agradecimento por tudo que o Cristo e Encantado proporcionaram para a minha vida — afirmou a jornalista Jéssica Koch.
Durante a caminhada, trechos da Bíblia foram reproduzidos por um carro de som que acompanhou a procissão. Uma encenação da via-crúcis também foi realizada por fiéis.
O Complexo Cristo Protetor está aberto normalmente para visitação nesta sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Cristo Protetor
A estátua foi finalizada em abril de 2022 e o complexo, inaugurado neste mês. Seus 37,5 metros de altura — chegando a 43,5 metros com o pedestal que a sustenta, o equivalente a um prédio de 14 andares —, fazem a estrutura ser mais alta do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro (com 38 metros no total). A obra, custeada com recursos de empresários da região, foi iniciada em 2019.
A Associação Amigos de Cristo, uma entidade sem fins lucrativos, administra o complexo.
Na economia, a obra possibilitou a abertura e ampliação de restaurantes, hotéis e outros empreendimentos na região. Além disso, o monumento ajuda a consolidar o estado como destino de turismo religioso no país.
— O turismo religioso movimenta bastante. Para a região do Vale do Taquari, que não tinha toda essa visibilidade diante da importância que tem, eu vejo como uma super alavancada — comentou, em 2022, ao g1, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) no Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz.