
O governador do Estado, Eduardo Leite, participou neste domingo (11) de um encontro que deu início às atividades da missão do Rio Grande do Sul nos Estados Unidos.
A intenção pode ser resumida em duas frentes: apresentar um portfólio com oportunidades de investimento em ações junto ao poder público – como concessões e parcerias público-privadas – e também a apresentação de um ambiente seguro e favorável para investimentos totalmente privados, em especial nas áreas de tecnologia e inovação.
O movimento tem razão de ser. É que nos próximos dias a cidade de Nova York sediará uma série de encontros na chamada Brazilian Week, um evento que reúne líderes de grandes empresas, de bancos e instituições financeiras, além de gestores políticos a fim de apresentar o Brasil e suas potencialidades ao mundo.
— Quem decide para onde vai o investimento está aqui. Por isso, viemos apresentar nosso Estado, construir relacionamentos, mostrar para o mundo quais são as oportunidades que temos no Rio Grande do Sul — resumiu Leite em sua apresentação.
Esta será a primeira vez que a agenda Brazilian Week contará com um dia exclusivo para a apresentação do Rio Grande do Sul. A iniciativa é chamada de “RS Day” e já foi protagonizada por outros Estados, em edições anteriores, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Piauí.
Há ainda uma preocupação importante apresentada pelo chefe do Poder Executivo. Leite está atento quanto a necessidade de expor a reconstrução após a enchente de maio como realidade, consolidando um Estado mais preparado para desastres naturais e com rápida recuperação da economia, após este processo.
— Naturalmente, a audiência do desastre ainda está maior do que a da reconstrução. Então é importante poder vir aqui onde estão as pessoas que definem para onde irão os investimentos e mostrar para eles o quanto que a gente já avançou no processo de recuperação. Nossa economia está retomando, com geração de empregos, com oportunidades para investimentos — concluiu.