As palavras escolhidas para representar o "espírito da época" no Brasil apontam que a coisa não está boa. Corrupção, crise, mudança, tenso e vergonha foram os termos selecionados em uma pesquisa que planeja revelar qual a Palavra do Ano 2017 no país.
O projeto, organizado pela empresa de consultoria de gestão Cause, é inspirado em já tradicionais anúncios feitos nos Estados Unidos — pelo dicionário Merriam-Webster — e no Reino Unido — pelo dicionário de Oxford. Enquanto nesses países o objetivo é mostrar qual o termo cujo significado foi o mais buscado no ano, no Brasil a ideia é outra: apresentar quais palavras melhor ilustram o cenário nacional atual.
Na primeira fase da pesquisa, mais de mil palavras diferentes foram citadas espontaneamente pelos entrevistados. A partir da análise das 40 mais citadas, um júri de especialistas elegeu as cinco finalistas, que agora seguem para uma nova rodada de votação.
Para o escritor e cientista político Jorge Caldeira, as cinco palavras finalistas revelam um viés crítico da sociedade atual.
— Independentemente da palavra escolhida, estamos diante de uma situação que o brasileiro quer superar — analisa Caldeira, um dos membros do júri.
De acordo com a empresa organizadora da pesquisa, o resultado reflete um ano marcado por denúncias e investigações. A palavra escolhida para definir 2016 no Brasil foi "indignação". A palavra do ano de 2017, escolhida entre as cinco finalistas, será anunciada na quinta-feira, 9 de novembro.
Outras palavras do ano
2016
Indignação (Brasil - consultoria de gestão Cause)
Surreal (Estados Unidos - dicionário Merriam-Webster)
Pós-verdade (Reino Unido - dicionário Oxford)
2015
Sufixo "ism" (Estados Unidos - dicionário Merriam-Webster)
Emoji de rosto com lágrimas de alegria (Reino Unido - dicionário Oxford)