Um emoji foi eleito pelo Dicionário Oxford como a "palavra do ano" de 2015. O anúncio foi feito nesta segunda-feira nas redes sociais da editora de dicionários da universidade britânica.
É a primeira vez que a palavra do ano não é uma palavra, e sim uma imagem pictográfica que simboliza uma palavra ou frase, segundo a instituição. A imagem vencedora representa um "rosto com lágrimas de alegria".
Uma empresa de negócios em tecnologia móvel foi contratada para registrar a frequência global de uso dos emojis em 2015, e o "rosto com lágrimas de alegria", segundo o levantamento, representou 20% de todos os emojis usados no Reino Unido, e 17% nos Estados Unidos. A empresa detectou, ainda, um aumento na frequência deste emoticon em relação ao ano anterior.
Confira 7 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre emojis
"Embora tenha sido encontrado em inglês desde 1997, o uso mais que triplicou em 2015 sobre o ano passado", justificou a editora. Segundo a Oxford, o emoji foi eleito a "'palavra' que melhor refletiu os costumes, o clima e as preocupações de 2015".
Oito palavras e termos, incluindo "refugiado", "dark web", "economia compartilhada" e "they" (no contexto neutro, para representar pessoas trans) concorreram com o emoji vencedor.
A editora elege, anualmente, a palavra que atraiu um grande interesse naquele período. As candidatas são debatidas por um júri. O termo vencedor, segundo a instituição, é escolhido com base no "potencial duradouro" e na "significância cultural".
Nos últimos anos, termos ligados à cultura digital têm dominado a "premiação" simbólica da instituição, que afirma ser a primeira instituição ligada à educação de línguas a criar essa tradição anual.
Em 2014, a palavra vencedora foi "vape", termo ligado aos cigarros de vapor que passaram a ser muito utilizados por fumantes no mundo anglófono (falante do inglês). Em 2013, quem venceu foi a palavra "selfie". Em 2012, a palavra vencedora foi "GIF".