A Skark, a primeira picape média híbrida plug-in do país, promete agitar o mercado. Com um motor a gasolina e dois elétricos, a potência combinada é de 437cv e a autonomia de 840 quilômetros. A proposta da picape chinesa é acelerar a transição eletrificada urbana, com o agronegócio como parceiro. Em versão única, a BYD Shark tem preço sugerido de R$ 379.800.
A picape BYD desembarca num mercado competitivo e crescente, predominado pelas picapes médias diesel argentinas Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, além da brasileira Chevrolet S10.
Única híbrida plug-in, ao contrário dos irmãos BYD, em especial o elétrico Dolphin Mini, que com preços competitivos mexeram com o mercado e são referência da relação custo/benefício. A montadora aposta na tecnologia, na versatilidade e na economia do combustível para conquistar os compradores urbanos e rurais.
Propulsão híbrida plug-in
O conjunto propulsor híbrido da Shark combina o motor turbo a gasolina com dois elétricos, um em cada eixo. Os quatro cilindros 1.5 de 183cv e a força (torque) é de 26,5kgfm. O elétrico dianteiro gera 231cv e 31,6kgfm e o traseiro 204cv e 34,6kgfm. A potência combinada é de 437cv e força de 65kgfm. O câmbio automático tem apenas uma marcha e a tração é 4x4.
As baterias Blade da Shark têm capacidade de 29,6kWh. A recarga lenta (AC) pode ser feita a até 6,6kW e a rápida (DC) até 55kW. Neste último, a recarga de 30% a 80% da bateria ocorre em cerca de 20 minutos.
A autonomia elétrica pelo Inmetro é de 57 quilômetros. Pelos dados da BYD, na cidade, com gasolina, a picape faz 24,6km/l e 19,9km/l na estrada. A Shark acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
Com 5,457 metros de comprimento, 1,971m de largura e 1,925m de altura, a distância entre eixos é de 3,260m. Com cinco lugares, a capacidade de carga é de 790 quilos, o volume de 1.200 litros e de reboque de 2.500 quilos. O tanque de combustível tem capacidade para 57 litros. As rodas são de aro 18 e os pneus 265/65 R18.
O design da picape BYD acompanha a linha Ocean da montadora chinesa, inspirado em tubarões. A luz de LED que atravessa toda a frente remete à boca aberta de um tubarão. O conjunto óptico combina faróis, luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina em LED. As laterais possuem linhas fluidas que refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão.
Materiais recicláveis
Com acesso por aproximação e partida por botão, a picape chinesa tem interior sofisticado revestimento em couro e materiais reciclados com costuras vermelhas e detalhes em preto brilhante. O volante é multifuncional, o quadro digital de instrumentos de 10,5 polegadas e o multimídia tem tela giratória de 12,8 polegadas sensível ao toque e comando por voz. O sistema é interativo com Android Auto e Apple CarPlay.
Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e aquecimento, e os traseiros são rebatíveis. O ar-condicionado digital de duas zonas tem dutos para o banco traseiro. O freio de estacionamento é eletrônico. O aplicativo BYD permite acompanhar e gerenciar diversas funções da picape pelo celular que tem recarga por indução.
Com direção elétrica, seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e head-up display, a picape chinesa traz recursos elétricos de apoio à condução e à segurança. Controles de estabilidade, tração e de partida em rampas, freios ABS, distribuição eletrônica da força de frenagem, sensores de estacionamento traseiro e monitoração da pressão dos pneus são exemplos.
Controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de navegação integrada, de frenagem automática de emergência, alertas de ponto cego e de saída e correção de faixa, câmera 360º, aviso de colisão frontal e reconhecimento de placas, entre outros, compõem o pacote Adas.
A garantia da Shark é de seis anos, e da bateria Blade de oito anos. Ambos sem limite de quilometragem.