Os caminhões Actros, Atego, Arocs e Accelo2025 puxam as novidades da Mercedes-Benz na Fenatran. A marca alemã avança também na conectividade, peças e serviços para seus veículos.
Novos modelos e versões, configurações customizadas e produtos de pós-venda dividirão o estande da marca alemã na Fenatran 2024 que movimentará o São Paulo Expo, de 4 a 8 de novembro.
O bom momento dos setores agropecuário, de mineração e construção civil estimula o cenário econômico positivo e promissor, destaca o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez. O executivo cita também o reflexo do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa do executivo é de um crescumento das vendas em 15% neste ano.
O Actros Evolution, Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica, Arocs 4051 8x4 madeireiro, Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2 nos segmentos de caminhões leves e médios serão os principais lançamentos da Mercedes-Benz para 2025.
A nova plataforma FleetBoard, o novo Plano de Manutenção Complete Flex, em que o cliente paga pelos quilômetros rodados e novo canal de relacionamento da Mercedes-Benz via WhatsApp também estarão entre as novidades da marca.
Afinal, as estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução
JEFFERSON FERRAREZ,
Vice-presidente Mercedes-Benz do Brasil.
Topo de linha Actros
O novo Actros, lançado em 2019, é considerado pela Mercedes-Benz como o caminhão mais inteligente e conectado do mercado. Foi o primeiro no país com a Mirrorcam e com o quadro digital de instrumentos.
O extrapesado, agora Actros Evolution, avança em toda a família com atualização no design, interior e conjunto mecânico. A nova grade na cor da cabina e os faróis em LED, agora de série, valorizam o visual e melhora a luminosidade e a durabilidade em até 30%.
A família Actros traz nova bateria de alta ciclagem e que a montadora garante ser a de maior capacidade do mercado com 230 Ampères-hora. A recarga mais rápida em relação à anterior.
Os aperfeiçoamentos dos caminhões Mercedes abrangem também o filtro secador, o que reduz a umidade e as impurezas do sistema de ar comprimido e melhora ainda a eficiência dos motores OM 460. O menor consumo de combustível e a redução de 33% nas paradas de manutenção e manutenção preventivas também são apontadas pela montadora.
Para atender os clientes, além de suspensão pneumática, linha Actros agora conta também com suspensão metálica com feixes de molas nas versões 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Os argumentos para a nova configuração foram mais estabilidade em atividades robustas, maior durabilidade e vida útil para os componentes do veículo, melhor performance em operações severas, além de mais conforto para o motorista.
Para Ferrarez, o caminhão topo de linha Mercedes chega agora à sua melhor versão, ainda mais completo, robusto, com maior durabilidade e melhor performance, mais disponibilidade e rentabilidade para os clientes.
Cana, madeira e mineração
As opções dos caminhões extrapesados off-road crescerão na linha 2025. Especial para operações pesadas como na mineração, a família Arocs 2025 terá a nova configuração 4051 8x4 para o setor madereiro. O veículo plataforma será entregue sob demanda e está entre as soluções da marca alemã para o segmento fora de estrada.
Sucessor do Axor madeireiro, o novo caminhão costumizável na versão 8x4, pode ser equipado com escape vertical, kits de proteção e cabine leito para as operações de longas distâncias. Já o Arocs é o 3353, cavalo mecânico com motor de 530 cv, cabina leito e teto baixo, foi pensado para o segmento canavieiro.
Bebidas e cargas delicadas
A linha Atego não para de crescer. Depois dos lançamentos dos novos Atego 1933 e 3133m neste ano, o Atego 1719 Full Air estará entre as novidades da marca. Com a suspensão pneumática nos dois eixos, o semipesado atende o transporte de cargas mais sensíveis, como bebidas. A solução facilita rodas nas ruas das cidades nem sempre em boas condições, o que, muitas vezes, dificulta a distribuição dessas cargas. O rebaixamento da suspensão, por exemplo, facilita o carregamento e descarregamento dos produtos, trazendo melhor acesso à carga e prevenindo acidentes.
Design inédito e mais carga
Design futurista com detalhes clássicos, mais capacidade de carga, novos modelos e avanços em tecnologia e configurações qualificam os novos caminhões leves e médios Accelo, o primeiro caminhão com a identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros, a atrações da Mercedes-Benz no salão IAA deste ano na Alemanha.
O visual e a grade dianteira preta reforçam a tradição que a marca conquistou no país e remete ao passado e aos classicos L 1113 e L 608. O novo painel frontal, a grade, o parachoque e a saia dianteira trazem vantagens pelo menor número de peça. A maioria em plástico de grande resistência e maleabilidade com menor peso e maior durabilidade.
O conjunto óptico com faróis e luzes diurnas (DRL) em LED aumenta a segurança e a durabilidade. Os sinalizadores permanecem halógenos. A cabina do novo Accelo continua a ser oferecida em duas versões: curta e estendida.
Os novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. O lançamento do 1117 marca a entrada da marca no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT. Na linha 2025, os Accelo menores passam para o PBT de 9,1 toneladas e nos maiores para 14 toneladas.
O conjunto propulsor do Accelo combina o motor de 163 cv de potencia e força (torque) de 62 kgfm com os câmbios manual Eaton de seis marchas e o automatizado G90 powershift 3 de seis velocidades. O motor recebeu aperfeiçoamentos com ganho de até 3% de economia de combustível, dependendo da aplicação.
A direção, eixos e suspensões foram atualizados para atender o aumento das capacidades de carga. O sistema de direção e os amortecedores dianteiros foram recalibrados, as molas dianteiras e traseiras ganharam maior resistência e barras estabilizadoras tiveram o diamento aumentado.
Peças e serviços
A Mercedes-Benz levará também para a Fenatran novidades do seu portfólio de Peças e Serviços. Com mais de mais de 180 pontos de atendimento em todo o país, conta com a nova Central de Peças em Itupeva (SP). São cerca de 10 milhões de peças em estoque, aproximadamente 45 mil itens e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno e para mais de 50 países.
A montadora apresentará também o Mercedes-Benz Truck Uptime que monitora em tempo real os principais componentes e sistemas dos veículos da frota por meio de inteligência artificial.
O editor viajou a convite da Mercedes-Benz