A família Kardian cresceu. A nova configuração de entrada do utilitário esportivo compacto Renault, a Evolution, compartilha o motor 1.0 turbo com as outras três versões, mas combinado com o câmbio manual de seis marchas. Com os equipamentos da mesma opção com transmissão automática, o Renault Kardian Evolution MT tem preço sugerido de R$ 106.990.
Produzida em Portugal, pela Horse, a transmissão manual do Kardian integra a nova geração dos câmbios manuais de seis marchas com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível.
A Renault ressalta que a transmissão do utilitário esportivo foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro. As relações são curtas na primeira, segunda e terceira, o que garante arrancadas rápidas e a agilidade do veículo. As relações de quinta e sexta marchas privilegiam um melhor consumo.
A versão, de acordo com a marca francesa, foi um pedido principalmente dos concessionários que citaram haver demanda fora dos grandes centros, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, para modelos manuais.
O conjunto propulsor conta com o motor de três cilindros 1.0 turbo e injeção direta de 120cv e força (torque) de 20,4kgfm com gasolina e 125cv e 22,4kgfm com etanol combinado com o câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima é de 180 km/h.
O consumo de combustível pelo Inmetro é de 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina e 8,4 km/l e 9,7 km/com etanol.
Montado sobre a arquitetura modular RGMP, o Kardian tem 4,119 metros de comprimento, 1,75m de largura e 1,592m de altura. A distância entre eixos de 2,604m garante bom espaço interno. O porta-malas leva 358 litros (VDA). O Kardian pesa 1.163 quilos.
Os faróis e assinatura luminosa em LED, barras de teto funcionais e modulares em preto, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, aerofólio traseiro e lanternas também em LED destacam o visual.
Interior e tecnologia
O interior do Kardian é revestido em tecido, aliando conforto e praticidade. Quadro digital de instrumentos de sete polegadas, a central multimídia traz tela de oito polegadas interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. O ar-condicionado é digital e o utilitário esportivo conta com seis airbags (frontal, lateral e de cortina).
Controles eletrônicos de estabilidade, tração, velocidade e limitador de velocidade, assistente de partida, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e sistema de monitoramento de pressão dos pneus e start & stop estão entre os recursos de apoio à condução.
Ruas e estradas congestionadas
O Kardian com câmbio manual repetiu o bom comportamento da mesma configuração com transmissão automática. Nas ruas de São Paulo como nas estradas até o Museu Dream Car, em São Roque, e o retorno para o aeroporto de Guarulhos sobrou potência e força. O congestionamento na saída da capital não chegou comprometer e na estrada o fluxo foi bem mais livre.
As primeira, segunda e terceira marchas curtas ajudaram com respostas rápidas e retomadas fortes, o que garantiu ultrapassagens tranquilas. Precisa, a direção elétrica permitiu o domínio do carro e a suspensão bem calibrada ignorou as irregularidades do pavimento e garantiu perfeita estabilidade em velocidades mais elevadas.
A volta foi difícil. Não pelo comportamento do carro mas pelo trânsito super congestionado. Foram três horas e meia no anda e para para percorrer cerca de 80 quilômetros que, em condições normais levaria pouco mais de uma hora. Nesta situação deu saudade do conforto do câmbio automático.
*O jornalista viajou a convite da Renault.