Robusto, versátil e amplos espaços interno e no porta-malas, Basalt é o utilitário esportivo mais acessível no país. Configurações com motores aspirado e turbo, preço do versátil Citroën é o menor entre concorrentes. O utilitário esportivo cupê compacto surpreende pelo espaço que remete a concorrentes maiores. O Citroën Basalt tem preços sugeridos de lançamento de R$ 89.990, na opção Feel, versão de entrada, a R$107.390, na First Edition, exclusiva série especial.
Desenvolvido pela engenharia da Stellantis com foco na América do Sul e produzido no polo automotivo de Porto Real (RJ), o Basalt compartilha componentes com modelos Fiat e Peugeot. O utilitário esportivo cupê conclui o projeto C-Cubed de três veículos – C3 e C3 Aircross - que oferece espaço, conforto e recursos disponíveis em modelos superiores.
Montado sobre a arquitetura da plataforma CMP, o Basalt conta com três versões - Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200 -complementadas pela série especial de lançamento First Edition.
A frente e a traseira com balanços curtos permitiram o entre-eixos de 2,645 metros e o generoso espaço interno. As linhas valorizam o visual harmonizado pelo contraste de detalhes robustos e curvas suaves.
Os vincos nos para-choques, laterais e teto, além do efeito visual, garantem mais resistência às peças. As elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-malas.
Cosmo Blue (exclusivo), vermelho Rouge Ruby, prata Artense, o cinza Grafito, o preto Perla Nera e o branco Banquise, além branco Nacré, exclusivo da First Edition, são as cores disponíveis do Basalt. A versão Shine tem a opção de teto bitom na cor Perla Nera.
Com 4,343 m de comprimento, 1,821 m de largura e 1,585 m de altura, a distância entre eixos é de 2,645 m. Altura mínima do solo é de 18 centímetros e o porta-malas leva 490 litros. As rodas de liga leve são de 16 polegadas e os pneus 205/65 R16 em todas as versões.
Generoso espaço interno
O interior do Basalt remete aos irmãos C3 e C3 Aircross com destaque para o amplo espaço para até cinco adultos. Direção com assistência elétrica, a coluna de direção tem regulagem de altura e o volante é multifuncional.
Quadro digital de instrumentos colorido de sete polegadas, uma ampla faixa bicolor solar bronze destaca o painel que tem para parte superior a multimídia Citroën Connect com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque e mostra imagem da câmera de ré. O sistema é compatível com Android Auto, Apple Carplay e aplicativos sem fio. E conta com duas entradas USB entre os bancos frontais. O ar-condicionado é automático e o sistema de som conta com seis alto-falantes.
O utilitário esportivo cupê conta com duas opções de conjuntos propulsores. Na versão Feel, o motor de três cilindros 1.0 Firefly de 71 cv e força (torque) de 10 kgfm (gasolina) a 75 cv e 10,5 kgfm (etanol) atua com a transmissão manual de cinco marchas. O consumo pelo Inmetro é de 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina, e de 9,3 e 10,2 km/litro, com etanol. A autonomia superior a 680 km com o tanque de 47 litros.
As configurações Feel Turbo e Shine Turbo trazem o motor de quatro cilindros 1.0 turbo de 125 cv (gasolina) a 130 cv (etanol) e força (torque) de 20,4 kgfm com os dois combustíveis. O motor atua combinado com o câmbio automático tipo contínuo variável (CVT) que simula sete velocidades. O consumo pelo Inmetro é de 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina, e de 8,3 km/l e 9,6 km/litro, com etanol.
O Basalt conta com mais de 30 acessórios Mopar que podem ser adquiridos e instalados o concessionário. São 30 itens como carregador por indução, iluminação ambiente e, pedaleiras esportivas entre outros.
O pacote de revisões pode ser adquirida no momento da compra do veículo e diluídas no financiamento, a preço fixo. As três primeiras manutenções periódicas na versão Feel 1.0 somam R$ 1.859, enquanto nos pacotes Feel e Shine Turbo o valor é de R$ 2.369.
Edição de lançamento
A série especial de lançamento, a Basalt First Edition na cor exclusiva branco Nacré perolizada, tem para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera e logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras.
O interior traz pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido.
O Citroën Basalt tem três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Versões e preços
Citroën Basalt
Feel - R$ 89.990
Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas, painel digital colorido de 7”, airbags laterais dianteiros, multimidia com tela de 10”, Android Auto e Apple Carplay sem fio, câmera de ré, três entradas USB, banco do motorista e volante com regulagem de altura, ar- condicionado, luzes de condução diurna (DRL) em LED, vidros e retrovisores elétricos, rodas de 16” de liga-leve e pneus 205/60, chave canivete
Feel Turbo 200 - R$ 96.990
Acrescenta motor Turbo 200 de até 130 cv, câmbio automático CVT e três modos de condução
Shine Turbo 200 - R$ 104.990
Mais, ar-condicionado digital, bancos e volante com revestimento premium, encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio, sensor de estacionamento traseiro, limitador e controlador de velocidade, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 16” diamantadas, skidplate dianteiro e traseiro
Opcional:
Pintura bitom com teto Perla Nera
First Edition - R$ 107.390
Soma logotipos First Edition, faixa preta entre as lanternas, pintura Branco Nacré Perolizada, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, soleiras metalizadas, pedaleiras exclusivas, tapetes exclusivos, pintura bitom com teto Perla Nera.
Preços sugeridos
Citroën Basalt
Feel: R$ 89.990
Feel Turbo 200: R$ 96.990
Shine Turbo 200: R$ 104.990
First Edition Turbo 200: R$ 107.390
Fonte: Citroën
Bom nas ruas e estradas
Se a primeira impressão é a que fica, o Basalt agradou. Bonito, generoso espaço interno e bom comportamento das ruas e estrada. A posição elevada de conduzir, o conforto interno e desempenho do conjunto propulsor garantiram a boa impressão na rápida avaliação aproximada de 200 quilômetros no percurso de ida e volta entre a cidade de São Paulo e a Fazenda Capoava, em Itú.
O porte robusto suavizado pelas linhas fluídas chamaram a atenção nas ruas e no trânsito congestionado de São Paulo. A direção elétrica, a suspensão bem ajustada e o motor turbo facilitaram a condução do Basalt Shine Turbo 200.
A suspensão e a altura do solo ignoraram as lombadas e as canaletas nas ruas da capital paulista, o que não comprometeu o conforto interno. Na estrada, o suv cupê rodou tranquilo e com conforto.
Apesar da sua proposta urbana, sobrou potência e força ao conjunto propulsor com respostas rápidas ao acelerador nas rodovias de velocidades mais elevadas. No trecho de terra entre a rodovia e a fazenda, mais uma vez a suspensão não comprometeu o conforto ao superar o piso ruim com segurança.
A dirigibilidade do Basalt agradou e certamente atenderá quem busca um utilitário esportivo compacto urbano que também encara a estrada com espaço e conforto e desempenho com preço beneficiado.
O editor viajou a convite da Citroën