O comportamento esportivo, o conforto e a tecnologia do Haval H6 GT foram testados na pista de Interlagos. O utilitário esportivo cupê híbrido plug-in mostrou sua versatilidade, desempenho e segurança no autódromo paulista. Sem informar o preço, a Great Wall Motors Brasil (GWM) começou a pré-reserva do veículo importado da China. As primeiras unidades do GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 serão entregues em abril na casa do comprador ou poderão ser retiradas no concessionário.
A montadora chinesa produzirá seus veículos no Brasil a partir de 2024 na fábrica que foi da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). A GWM deverá lançar 10 carros nos próximos três anos no país, incluindo modelos nacionais, e promete revolucionar o sistema de venda de veículos.
A pré-reserva do utilitário esportivo híbrido começou nesta terça-feira (14), na página virtual da GWM dentro do Mercado Livre. Os interessados em ter um H6 GT ou um Premium ano-modelo 2024 deverão fazer um adiantamento de R$ 9 mil, por Pix ou boleto.
O valor ficará depositado em uma conta no Mercado Pago e, no caso de desistência, a GWM destaca que o dinheiro será devolvido.
A tecnologia e-Traction, conjunto de motorização híbrida e bateria, garante máxima eficiência energética com alta performance. O sistema propulsor híbrido plug-in do Haval combina um motor 1.5 turbo a combustão e dois elétricos. A potência combinada é de 393 cv e a força (torque) de 77,70 kgfm. O motor a combustão atua com o câmbio automatizado de duas marchas com embreagem. Já os elétricos com uma marcha e redução. A tração é permanente nas quatro rodas.
O motor turbo atua junto com um propulsor elétrico no eixo dianteiro e outro elétrico no eixo traseiro, alimentados por uma bateria de 34 kWh. A autonomia elétrica é de 170 quilômetros pelo ciclo NBR ou 180 quilômetros no ciclo NEDC. O consumo combinado é de 27,4 km/l no trânsito urbano e 25,2 km/l, na estrada. A recarga total da bateria em corrente alternada leva cerca de cinco horas e, em corrente contínua, de 10% a 80%, em cerca de 29 minutos.
O Haval H6 GT é um híbrido plug-in único no mercado
OSWALDO RAMOS
Diretor comercial GWM Brasil
O SUV traz freios a disco nas quatro rodas. Elas são de liga leve, de 19 polegadas, na cor preta e com pneus Michelin na medida 235/55 R19.
As pinças de freio e emblema GT na cor vermelha, os logotipos pretos na tampa traseira e emblema Haval com fundo preto na grade frontal são exclusivos do modelo para o país.
O aerofólio traseiro traz terceira luz de freio horizontal integrada e as lanternas são em LED.
Conectividade e segurança
O interior foi adequado à preferência do brasileiro. O acabamento combina tecido suede em bancos, portas, console e painel com detalhes que simulam fibra de carbono. A câmera de reconhecimento facial monitora o nível de fadiga e a distração do motorista. Ainda permite personalizar os ajustes nos sistemas de condução e conectividade do veículo.
A tropicalização do H6 incluiu o retrabalho da suspensão para suportar as condições das estradas brasileiras e se adequar aos hábitos e preferências dos motoristas locais. O sistema de direção recebeu ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante com respostas mais rápidas e diretas.
A reprogramação dos recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade são 100% em português, incluindo os comandos por voz. A central multimídia traz tela TFT Full HD de 12,3 polegadas, com tratamento antirreflexo e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O híbrido plug-in conta com cinco câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo. Os recursos de condução semiautônoma nível 2,5 incluem controle eletrônico de velocidade adaptativo com Stop & Go, frenagem automática de emergência e automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização e permanência de faixa e reconhecimento de placas de trânsito. Também tem assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90 graus (com controle automático de direção, freio e acelerador), com câmera 360 graus, entre outros.
O H6 traz software pela nuvem, comando do veículo pelo celular, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa do porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, teto solar elétrico panorâmico, head-up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. O sistema de som é JBL.
Os tests drives da linha Haval H6 para o público começarão em março. Ainda no primeiro semestre deverão funcionar 50 pontos que cobrirão todo o país. Os clientes poderão receber os veículos em casa ou poderão retirá-los nos dos pontos de venda e serviços da GWM.
Comportamento na pista
A potência e a força do conjunto propulsor, a ótima estabilidade e o conforto interno foram provados pelo Haval H6 GT no autódromo de Interlagos, com ajustes do carro e o apoio de um piloto, que explicou as principais funções comandadas pela tela do multimídia. O comportamento dinâmico do utilitário esportivo cupê foi testado nos 4 mil quilômetros da pista.
Para começar, o teste de arrancada com os controles de estabilidade e tração desligados. Com o pé esquerdo no freio, bastou acelerar o máximo e soltar o freio que o carro arrancou em alta velocidade.
Nas duas voltas pela pista, sobraram potência e força. A suspensão foi um dos pontos altos, principalmente nas curvas acentuadas e em velocidades elevadas. Garantiu perfeita estabilidade com reduzido balanço apesar das dimensões e a altura elevada da carroceira. As acelerações e retomadas de velocidade foram rápidas e os freios eficientes mesmo quando exigidos no limite. Pelos dados da GWB, a versão esportiva do H6 acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
* O repórter viajou a convite da GWM.