O híbrido plug-in Haval H6 marcará o desembarque da Great Wall Motors no Brasil. O utilitário esportivo chinês chegará no segundo semestre de 2023 e abrirá caminho para novos modelos e a produção local de veículos eletrificados no ano seguinte. A nova versão do Haval H6 foi desenvolvida para o mercado brasileiro. O preço do veículo que terá versão única será anunciado na fase de pré-venda.
A GWM chega ao país com a proposta de vender e produzir apenas veículos eletrificados. Os primeiros modelos locais sairão das linhas de montagem da fábrica que foi da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), em 2024, A montadora chinesa investirá R$ 4 bilhões nos próximos três anos e R$ 10 bilhões até 2032. A planta será modernizada, terá capacidade para produzir 100 mil veículos por ano e deverá gerar cerca de dois mil empregos.
O Haval H6 será um hídrido plug-in com tecnologia e-Traction que combina um motor a combustão 1.5 turbo com dois motores elétricos e bateria de 34 kWh.
O primeiro modelo da GWM chegará no primeiro semestre do próximo ano.
Serão importados também novos utilitários esportivos Haval, as picapes Poer e utilitários off-road de luxo Tank.
O visual do Haval H6 foi desenvolvido para o país e trará o novo logotipo global Haval, que recebeu novo grafismo e ficou mais compacto. O pacote externo da versão brasileira inclui acabamentos em preto brilhante nas molduras das janelas, barras do teto, spoiler traseiro, barra horizontal na tampa do porta-malas e frisos decorativos. As rodas de liga leve de 19 polegadas são exclusivas. O aerofólio traseiro traz terceira luz de freio horizontal integrada e as lanternas são em LED.
Tropicalização
O conjunto propulsor do Haval H6 PHEV híbrido plug-in combina um motor a combustão 1.5 turbo com dois elétricos, um em cada eixo. A potência combinada é de 393 cv.
O sistema híbrido E-Traction da preferência ao uso dos motores elétricos que tracionam o veículo a maior parte do tempo. O propulsor à combustão gera energia para recarregar as baterias e tracionar as rodas em média e alta velocidades.
A bateria de 34 kWh garante até 170 quilômetros pelo ciclo NBR, o equivalente a 184 km no ciclo NEDC, um dos mais usados na comparação de modelos híbridos no país. Pelos dados da GWM, isso garante ao Haval H6 uma real experiência de carro elétrico, pois cobre 80% do uso diário dos motoristas médios brasileiros. Também pelo padrão NBR, o consumo é de 28,7 km/l no ciclo urbano e 25,3 no ciclo rodoviário.
A suspensão, direção e sistema de conectividade do H6 também foram tropicalizados. A suspensão foi recalibrada para enfrentar as estradas brasileiras, nem sempre em boas condições, e a preferências dos motoristas do país. O sistema de direção recebeu ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante. As respostas ficaram mais rápidas e diretas.
Com 4,683 metros de comprimento, 1,886 m de largura e 1,730 m de altura, a distância entre eixos é de 2,738 m. O interior escurecido também foi tropicalizado. Direção elétrica e volante multifuncional, os bancos terão revestimento em couro e o painel em material premium. Os bancos dianteiros com ajustes elétricos têm ventilação.
A central multimídia conta com display TFT Full HD de 12,3 polegadas, tratamento antirreflexo e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e cinco entradas USB. O ar-condicionado é de duas zonas, a recarga do celular por indução e a iluminação interna azul. A tampa do porta-malas tem abertura elétrica e sensor de presença. O teto solar panorâmico será opcional.
Avançada segurança
Os recursos de condução ativa foram reprogramados e com as modificações, o sistema de conectividade será 100% em português nos comandos por voz.
O Haval H6 será equipado avançada tecnologia de auxílio à condução e aumento da segurança. Os recursos eletrônicos trabalham em conjunto com cinco câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo.
Com seis airbags, o H6 contará com head up display de alta definição, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, controle eletrônico de velocidade adaptativo, e Stop & Go. Também sistemas de frenagens automáticas de emergência em cruzamentos e com identificação de pedestres, bicicletas e motos.
O utilitário esportivo trará ainda alertas automática de tráfego cruzado traseiro, de pontos cegos, de colisão traseira e abertura de portas. Além de assistentes de permanência e centralização de faixa, de estacionamento, de desvio inteligente, e reconhecimento de placas, entre outros.
Vendas e serviços
A GWM terá 50 pontos de vendas e serviços que cobrirão 100% do país até o primeiro semestre de 2023. Os 28 grupos de concessionários já definiram os locais de instalação dos pontos. A GWM terá 30 centros regionais para suporte ao plano de distribuição de peças e veículos. O plano de expansão da GWM prevê que a rede autorizada chegará a 133 pontos de venda e serviços, distribuídos por 112 cidades, até o segundo semestre de 2024.
Os concessionários gaúchos serão os grupos Iesa, em Porto Alegre e Caxias do Sul, e Gala, em Ijuí e Pelotas.