Autêntico esportivo Abarth, o Pulse surpreende pelo comportamento, desempenho, conforto e segurança. Primeiro modelo da marca do escorpião desenvolvido e produzido no Brasil, a versão envenenada do utilitário esportivo Fiat tem dupla personalidade. Com as mesmas qualidades, roda nas ruas e estradas como um veículo de passeio encara a pista como um carro de corrida. O Pulse Abarth tem preço de R$ 149.990, exceto São Paulo.
Divisão de esportivos de alto desempenho da Fiat, criada em 1949, a Abarth escreveu sua história desenvolvendo carros especiais também para a Lancia e a Maserati. O Pulse é o primeiro de três veículos que serão lançados no país.
— Aceleramos para entregar um autêntico Abarth. Mais do que um lançamento de um novo produto, estamos trazendo de volta a marca com toda a força para o Brasil – lembrou o vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul, Herlander Zola.
Exclusivos do escorpião
O Pulse recebeu aperfeiçoamentos no visual, no conjunto propulsor, na direção, na suspensão e nos freios para receber a marca Abarth. As modificações garantiram o alto desempenho, o conforto e a condução segura.
O para-choque dianteiro, a grade e o para-choque traseiro com difusor de ar e duplo escape são exclusivos do Pulse Abarth.
Os logotipos da marca valorizam o visual e estão na grade, para-lamas dianteiros, rodas e traseira. As rodas de 17 polegadas exclusivas são calçadas com pneus 215/50 R17.
A esquerda na grade, que traz a bandeira com as cores da Itália, e no volante a assinatura substitui a da Fiat. No para-choque, barra vermelha muda para preta na carroceria vermelha.
Interior escurecido, uma faixa vermelha percorre o painel. Os bancos em couro ecológico e com apoios laterais contam com costuras vermelhas também presentes no volante, no apoio de braço e na cobertura da alavanca de câmbio.
O tradicional escorpião, o símbolo da marca, está no centro do volante, no encosto dos assentos, em diversos pontos destacando a esportividade do utilitário. O quadro digital de instrumentos de sete polegadas valoriza as características esportivas. Personalizável, com novos grafismos, além do velocímetro e conta-giros, traz indicadores da pressão do turbo e a força G.
A multimídia flutuante tem tela de 10,1 polegadas sensível ao toque e comando por voz. Interativa com Android Auto Apple CarPlay e aplicativos sem fio, ostra imagens da câmera de ré. O freio de estacionamento é eletrônico.
A plataforma Connect////Me conta com mais de 30 funcionalidades e permite acesso a informações do veículo como diagnósticos e a localização pelo celular, relógio inteligente ou até por assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.
Alto desempenho
O motor turbo 1.3 T270 turbo flex de 180 cv (gasolina) até 185 cv (etanol) e força (torque) de 27,5 kgfm, o mesmo do Renegade, Compass e Commader, atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades.
O diferencial é o botão Poison (veneno em inglês) que substitui o modo Sport nos outros modelos e altera significativamente o comportamento do utilitário esportivo.
O Abarth acelera de 0 a 100 km/h em menos de 7,6 segundos e chega a velocidade máxima de 215 km/h.
Sabemos o quanto o brasileiro é apaixonado por esportividade e performance, tudo que a Abarth representa
HERLANDER ZOLA
Vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul
Os aperfeiçoamentos mudaram as calibrações do motor, direção, suspensão e freios. No modo Poison, foram alterados os parâmetros do sistema Multiair, das respostas do acelerador, mais rápidas, da direção, mais direta, da suspensão, mais firme, e dos freios dianteiros, entre outros.
O câmbio automático de seis velocidades com troca sequencial de marcha por aletas atrás do volante substituiu o automático tipo contínuo variável (CVT) que equipa as demais versões do Pulse. A transmissão foi recalibrada para agilizar as trocas e reduções de marchas.
A direção ficou mais direta e reduziu o tempo de resposta do volante. A suspensão dianteira ficou mais firme 13% com a nova geometria, amortecedores e molas. A barra estabilizadora é de maior diâmetro e o eixo traseiro ficou mais rígido à torção em 15%. A rolagem da carroceria é 10% menor. Os freios a disco dianteiros são os mesmos do Fastback Limited Edition By Abarth masc om calibração especifica. Também a vetorização da distribuição de torque nas rodas durante curvas.
O utilitário esportivo possui três modos de direção disponíveis: Normal, Manual e Poison. No ultimo é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal. A velocidade fica 42% superior ao modo normal e 13% a mais que no modo Sport. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.
Tecnologia de segurança
O Pulse Abarth conta com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) como comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.
Branco Banchisa, cinza Strato, preto Volcano e vermelho Montecarlo são as cores disponíveis. Os detalhes no para-choque, retrovisores e faixas laterais são em cinza, preto ou vermelho.
A Pulse Abarth pode ser comprado em qualquer concessionária Fiat. A rede de Abarth terá 60 pontos de vendas, dos quais 48 estão operando.
Ambiente natural
O Pulse Abarth provou suas qualidades na pista mais rápida do país, a do Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), conhecido pelos gaúchos como o Templo da Velocidade. No seu ambiente natural, mostrou que a engenharia brasileira da Fiat desenvolveu um esportivo versátil de alto desempenho. Sem comprometer o conforto e a sofisticação para o uso diário nas ruas e estradas, com naturalidade também encarou as pistas.
O primeiro utilitário esportivo Abarth do mundo chamou a atenção pelo visual e, ao ligar o motor, o ronco revelou a sua origem da marca do escorpião. Na rápida pista de Tarumã, travada por cones, o Pulse revelou suas virtudes.
Na primeira volta, no modo normal, o Abarth antecipou o que viria pela frente. Bastou ajustar o banco, o cinto, o volante e o capacete, como na foto, para sentir o que o Pulse Abarth pode oferecer na pista.
Acionado o modo Poison, o ronco cresceu, o comportamento saltou e exigiu cuidado do condutor. As respostas rápidas do motor e da troca de marchas reduziram as distâncias entre as retas e curvas.
A direção mais direta e suspensão reclibrada ajudaram tirar o possível do conjunto propulsor. O velocímetro subiu rápido no limite da pista, do carro e do condutor. O Abarth voou baixo e, na entrada da famosa Curva do Laço, os controles de estabilidade e tração e a distribuição do torque (vetorização dinâmica) seguraram o utilitário no percurso com balanço reduzido da carroceria.
No final, o test drive de apresentação do Pulse Abarth deixou a expectativa do comportamento do utilitário esportivo de alto desempenho nas ruas e estradas.