O bom, querido e velho Gol está na contagem regressiva para sair de linha. O fim da sua produção, em dezembro, abrirá caminho para a chegada do Polo Track. Uma nova versão do hatch com visual exclusivo e simplificado substituirá, como modelo de entrada, o carro produzido por 42 anos, muitos dos quais foi o mais vendido no país. Em pré-venda, o Volkswagen Polo Track 2023 tem preço de lançamento de R$ 79.990 incluindo pacote de opcionais. A produção começa em de janeiro de 2023.
O Polo Track foi desenvolvido para compartilhar a plataforma MQB, a mesma do Polo e do Nivus, entre outros modelos da marca alemã. A nova versão terá entre-eixos de 2,56 metros, altura de 1m47cm e porta-malas com capacidade de 300 litros. A Volkswagen não divulgou o comprimento e a altura, mas tudo indica que serão mantidos os 4m7cm m e 1m47cm das demais versões do Polo.
A montadora destaca o trabalho da engenharia para garantir ao hatch a robustez, a durabilidade e a capacidade de rodar nas mais variadas estradas do país. O conjunto propulsor do Polo Track será o mesmo do Gol.
O motor de três cilindros 1.0 MPI flex de 84 cv e força (torque) de 10,3 kgfm atuará combinado com o câmbio manual de cinco marchas.
O para-choque, a grade exclusiva e o desenho interno dos faróis diferenciarão o visual do Track das demais versões. O acabamento dos retrovisores e maçanetas serão em preto fosco, como também das calotas das novas rodas de 15 polegadas.
As lanternas traseiras serão escurecidas e o logotipo Track substituirá o Polo na tampa do porta-malas. Os novos difusores também serão escurecidos.
Interior e detalhes
Direção elétrica, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, vidros dianteiros e travas das portas com acionamento elétrico serão de série. Os bancos dianteiros com encosto de cabeça integrado terão partes em tons de com cinza e costuras laranja. Na pré-venda, em condição especial de lançamento, o Track trará o pacote opcional com sistema de som com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto.
O novo Polo Track trará de série quatro air bags (frontais e laterais nos bancos dianteiros), assistente para partida em aclives e subidas, controle eletrônico de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, Isofix e Top tether para fixação de assento de criança, entre outros.
Branco Cristal e preto Ninja sólidas e a prata Sirius e a cinza Platinum metálicas serão as quatro cores disponíveis.
O Polo Track será produzido na fábrica de Taubaté (SP) que foi atualizada para receber a plataforma MQB. Entre os novos recursos estão as instalações de 80 robôs e de sistema de solta a laser tri-focal.
Adeus
O Gol, mais produzido, vendido e exportado da indústria automotiva brasileira, terá uma série especial de despedida após 42 anos em linha. O Gol Last Edition terá mil unidades numeradas.