A ousadia, marca registrada da BYD, foi repetida no Brasil. Depois de lançar três carros elétricos, a montadora chinesa apresentou simultaneamente dois utilitários esportivos eletrificados. O híbrido plug-in Song Plus DM-i e o elétrico Yuan Plus chegam ao país com avançado design, conforto, segurança e tecnologia. Rodamos cerca de 150 quilômetros em São Paulo com o Song Plus, já à venda no Brasil. O elétrico Yuan Plus chegará em janeiro de 2023. O BYD Song Plus DM-i e o Yuan Plus EV têm o mesmo preço sugerido de R$ 269.990.
A gigante chinesa, que em setembro superou a norte-americana Tesla na produção de veículos eletrificados, produz de máscaras protetoras a chips, baterias e componentes para celulares, tablets e laptops. Também equipamentos de armazenamento de energia, conjuntos propulsores, veículos híbridos ou 100% elétricos e baterias de lítio-ferro, entre outros produtos.
Com atuação em seis continentes e mais 300 cidades de 50 países, no Brasil conta com fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) que produzem ônibus elétricos, painéis solares e baterias.
No lançamento do Song e do Yuan EV, a BYD confirmou o desejo de produzir carros no país. Em outubro, a chinesa assinou protocolo de intenção com o governo da Bahia para instalar uma operação de veículos na fábrica que pertenceu a Ford, em Camaçari.
Arrojo e tecnologia
O visual arrojado, o interior sofisticado e o conforto do Song Plus chamam a atenção. Como outros modelos da marca chinesa, o utilitário esportivo foi desenvolvido pelas equipes de design global da BYD, lideradas por Wolfgang Egger e Michele Jauch-Paganetti, ex-chefes de design das alemãs Audi e da Mercedes Benz.
A assinatura visual com o design Dragon Face 3.0 valoriza as linhas agressivas combinadas do sedã com as de um utilitário esportivo. Os faróis full LED “lembram um dragão gigante com os olhos abertos” e estão em harmonia com a generosa grade frontal com acabamento em 3D.
As lanternas traseira em LED conectadas são separadas pelo logo Build Your Dreams. As rodas de liga leve de 19 polegadas e alto brilho com pneus 235/50 R19 complementam o conjunto.
Com 4,705 metros de comprimento, 1,890 m de largura e 1,680 m de altura, a distância entre eixos é de 2,765 mm, o maior de sua categoria. O porta-malas de 574 litros chega aos 1.477 litros com os bancos traseiros rebatidos. O acionamento elétrico da tampa é feito pela chave, botão na porta do condutor ou na própria tampa.
Conforto e sofisticação
Tem acesso por aproximação e partida por botão. O interior tem sofisticado acabamento em tecido sustentável, materiais premium e detalhes em alumínio escovado. Os bancos ds frente têm ajustes elétricos e contam com aquecimento e ventilação. O piso plano aumenta o espaço nos assentos traseiros com encostos reclináveis.
Com direção elétrica, o volante é multifuncional e o quadro digital de instrumentos de 12.3 polegadas. O multimídia com tela de 12,8 polegadas sensível ao toque tem diversas funções como o controle do ar-condicionado de duas zonas e saída para o banco traseiro. Mostra também as imagens das câmeras com função panorâmica 360 graus.
As entradas USB são compartilhas com os passageiros dos assentos traseiros. A recarga do celular é por indução e o generoso teto solar panorâmico tem acionamento elétrico. A iluminação ambiente em LED permite 31 opções de cores.
Propulsão e segurança
O Song Plus DM-i conta com tecnologia híbrida plug-in DM-i que combina motores térmico e elétrico. O sistema avalia a melhor eficiência energética e decide qual dos três modos de condução garante maior eficiência energética: o modo EV (elétrico), o modo paralelo HEV (motor a combustão e a bateria alimentam o propulsor elétrico) e o modo HEV série (os dois motores tracionam o veículo).
O conjunto propulsor do Song Plus DM-i combina dois motores. Um deles é o quatro cilindros 1.5 16V a gasolina, ciclo Atkinson, injeção multiponto, 110 cv e força (torque) de 13,8 kgfm. O outro, elétrico, gera 179 cv e 32,2 kgfm. A potência combinada é de 235 cv e a transmissão não utiliza marchas definidas para otimizar o funcionamento do sistema DM-i. A tração é dianteira.
Pela ficha técnica, o Song Plus acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, chega à velocidade máxima de 186 km/h e tem autonomia 100% elétrica de 51 quilômetros (ciclo NEDC) e superior a mil quilômetros no modo híbrido.
O consumo de combustível é de 22,2 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada.
A avançada e segura bateria Blade, com tecnologia de autonomia estendida, foi projetada em forma de lâmina. Com função estrutural, permite até 50% mais células no mesmo espaço, o que aumenta a sua densidade energética. A capacidade é de 8,3 kWh e a recarga total leva duas horas e meia em carregador AC de 3,3 KW.
Com seis airbags (dianteiros, laterais dianteiros e cortinas laterais dianteiras e traseiras, o utilitário esportivo conta recursos eletrônicos de auxílio à condução. São os controles de velocidade adaptativo, de estabilidade e de tração, assistentes de frenagem de emergência, de partida e de descida em rampa, de permanência em faixa e de reconhecimento de sinais de trânsito. Também tem sensores de estacionamento, de ponto cego e de pressão dos pneus, além do sistema Isofix.
A suspensão dianteira McPherson e a traseira multi-link permitem ajustes automáticos para atender as irregularidades do pavimento. O sistema de freios é do tipo regenerativo inteligente, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
Em versão única, Emperor Red (vermelho), Delan Black (preto), Time Grey (cinza), Snow White (branco) e Dome Blue (azul) são as cores disponíveis.
A garantia do Song Plus DM-i é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade tem garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.
Como um carro elétrico
A primeira impressão do Song Plus pelo silêncio e dirigibilidade remete a um carro elétrico. Pelo menos foi o que pareceu no percurso em torno de 150 quilômetros que percorremos entre as cidades de São Paulo e Araçariguama. O utilitário esportivo rodou tranquilo com sobra de potência e força dentro dos limites de velocidade.
O trânsito pesado na cidade de São Paulo e em diversos trechos da Rodovia Castelo Branco impediram o uso mais forte do conjunto propulsor. Mas sempre que possível, o Song Plus mostrou sua potência e força atendendo com vigor a pressão no acelerador.
Tanto nas ruas e marginais da cidade quanto na estrada, a direção elétrica, macia e precisa, facilitou a condução com respostas rápidas quando preciso e perfeito domínio do utilitário esportivo.
A ótima suspensão absorveu as irregularidades do pavimento e ignorou com tranquilidade os quebra-molas e os buracos comuns nas ruas e estradas, o que garantiu o surpreendente silêncio e o ótimo conforto.
O bom comportamento do Song Plus no breve percurso, como ocorre nos testes de lançamento, deixou a expectativa de uma avaliação mais longa no uso diário nas ruas e nas estradas.
* O repórter viajou a São Paulo a convite da BYD.