A ousadia, a qualidade, a diversidade e a versatilidade identificam a BYD no mundo. O Han EV, um dos carros elétricos mais vendidos na China, desembarca no Brasil combinando arrojado design, conforto, luxo, segurança e tecnologia. Com visual esportivo, os recursos eletrônicos inteligentes e o desempenho do sedã premium chinês 100% elétrico chama a atenção em todo lugar. O BYD Han EV tem preço de lançamento de R$ 539.990.
De máscaras protetoras, chips, baterias e componentes para celulares, tablets e laptops, à geração e armazenamento de energia, conjuntos propulsores e veículos híbridos ou 100% elétricos, entre outros produtos, a BYD atua em seis continentes e mais 300 cidades de 50 países. Só na China, vendeu 593.745 carros elétricos em 2021, 231.6% mais sobre o ano anterior. Em março passado emplacou 104.338 unidades, das quais 50.674 híbridas e 53.664 elétricas. A chinesa é um dos maiores fabricantes globais de baterias de lítio-ferro, de veículos elétricos e híbridos.
A BYD não veio para o Brasil para ser uma importadora de veículos
HENRIQUE ANTUNES
Diretor de Vendas da BYD
O Han EV, apresentado no Rio, será o segundo carro da BYD no mercado brasileiro. Com novos conceitos para sedãs grandes premium, chegará no começo do próximo semestre ao país.
Ao Tan EV, utilitário esportivo elétrico de sete lugares, lançado no final do ano passado, e do sedã Han EV, com comercialização no começo do segundo semestre, outros quatro modelos serão acrescidos à família BY até o final do ano.
Dois serão modelos híbridos plug-in.
A rede de 15 concessionários, das quais o grupo Iesa, no Rio Grande do Sul, e o Servopa, no Paraná, terão atuação em mais de 20 cidades que chegarão a 45 no final do ano e 100 em 2023.
A história do Han EV se confunde com o da própria empresa em todo o mundo.
No ano passado, a BYD foi uma das primeiras montadoras automobilísticas a produzir um milhão de automóveis elétricos.
O sedã premium elétrico foi o milionésimo veículo a sair da linha de produção chinesa.
Os modelos BYD remetem aos nomes das mais importantes das dinastias chinesas, regimes monárquicos hereditários que governaram a China. A dinastia Han (202 a.C.-220 d.C.) foi responsável pela invenção de itens modernos, de uso generalizado, como o carrinho de mão, a chave de boca, o sismógrafo e o papel.
Propulsão e design
A bateria Blade, que equipa o Han EV, foi desenvolvida pela própria BYD para aumentar a segurança garantir mais eficiência. A bateria de 76,9kWh pode ser recarregada de 30% a 80% em 25 minutos nos eletropostos rápidos. Com apenas 10 minutos de recarga é possível acrescentar a autonomia de 135 quilômetros. A autonomia do sedã elétrico é de até 500 quilômetros pelo ciclo NEDC (New European Driving Cycle).
Dois motores formam o conjunto propulsor do sedã. O dianteiro de 222 cv e o traseiro de 272 cv geram potencia combinada de 494 cv e força (torque) de 69,34 kgfm. Com tração nas quatro rodas, o Han EV chega a velocidade máxima de 186 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
O BYD Han EV cria um novo conceito em automóveis premium elétricos no mercado brasileiro.
STELLA LI,
Vice-Presidente Executiva Global da BYD
O design futurista do Han EV projeta o visual esportivo externo e avançado interior.
O coeficiente Cx 0,23 mostra a preocupação com a aerodinâmica.
Com 4,98 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,49 m de altura, o entre eixos de 2,92 m garante generoso espaço interno.
O sedã elétrico adota a linguagem de design Dragon Face, a face do dragão. O grupo óptico com faróis e luzes diurnas (DRL) em LEF separados pela grade valorizam a frente. As linhas fluidas equilibram as laterais, com rodas de liga leve de aro 19 e com pneus 245/45. A lanternas traseiras, também em LED completam o harmônico conjunto.
O porta-malas leva 410 litros e tem acionamento elétrico por sensor de movimento dos pés).
O interior valoriza o estilo limpo, luxuoso e tecnológico. O Han EV traz painéis de madeira maciça, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro, acabamentos em alumínio e materiais premium macios ao toque.
O quadro digital de instrumentos conta com tela de TFT de 12,3 polegadas. Os bancos elétricos dianteiros contam com aquecimento e ventilação. O do motorista tem ajustes em oito posições e os dos passageiros em quatro.
O multimídia DiLink com tela de 15,6 polegadas, maior do que os tablete, tem rotação elétrica e pode ficar na horizontal ou vertical. O sistema é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. Mostra também a imagem da câmera 360º em 3D e permite diversos comandos por toque. Ar-condicionado de duas zonas conta com sistema de purificação, ionizador e saída para os bancos traseiros. A conexão do celular é sem fio e a recarga por indução.
Uma tela multifuncional permite controlar diversos comandos do Han no banco traseiro como ar-condicionado e som. Basta baixar o encosto do assento do meio como se fosse um descansa-braço. A tecnologia NFC permite abrir e travar as portas e acionar o motor.
O Han EV conta com avançada tecnologia de auxilio à condução e segurança. Stop & Go, controles eletrônicos de velocidade adaptativo, tração, estabilidade, alertas de tráfego cruzado e ponto cego, avisos de colisão frontal, de identificação e proteção de pedestres e de saída de faixa. Também nove airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (seis distribuídas pelo veículo).
Preto, azul, vermelho, branco e cinza são as cores disponíveis do sedã premium. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.
Nas ruas do Rio
O comportamento dinâmico do Han EV surpreendeu. Apesar das limitações das ruas e avenidas do Rio, o sedã grande premium mostrou suas virtudes. Foram cerca de duas horas no percurso próximo ao Forte de Copacabana e o Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo.
Grande, robusto e confortável, rodou tranquilo com sobra de potência e força em todo o percurso de ida e volta. Afinal os dois motores geram 494 cv e força (torque) de 69,3 kgfm, conjunto digno de esportivos premium. A ótima direção elétrica e a suspensão independente nas quatro rodas garantiram perfeito domínio do sedã, apesar dos seus quase cinco metros de comprimento e duas toneladas de peso.
A localização dos principais comandos dispensou a necessidade de tirar a mão do volante.
A visualização do Waze foi perfeita na tela de 15,6 polegadas. O silencio interno, normal nos carros elétricos, chamou a atenção pois nem a reverberação ou ruído dos pneus no asfalto vou sentido.
A primeira impressão deixada pelo Han EV é de que terá todas as condições para cumprir o desafio proposto pela BYD de enfrentar os principais concorrentes do seu segmento 100% elétricos, eletrificados e mesmo a combustão das marcas premium alemãs.
* Viagem a convite da BYD