A BYD amplia sua linha de veículos elétricos no país. Equipado com motor de 136cv e autonomia de até 371 quilômetros (sistema NEDC), o D1 EV é destinado à mobilidade e ao transporte urbano, em especial do segmento corporativo, aplicativos e locadoras. O BYD D1 chegará para ser uma solução de carro elétrico para aplicativo disponível para compra e locação e já roda na cidade de São Paulo com um motorista da 99 em fase de teste. Com duas versões, o BYE D1 EV tem preço público sugerido de R$ 269.990.
Com o aumento dos preços dos carros e, principalmente, dos combustíveis, a previsão diretor de vendas da BYD Brasil, Henrique Antunes, é que sejam comercializadas até cinco mil unidades do D1 EV em um prazo de, no máximo, cinco anos.
Projetado em uma parceria da BYD com a DiDi Chuxing, empresa de mobilidade e proprietária da 99, o D1 foi lançado na China em 2020.
O desenvolvimento do modelo foi baseado na experiência da empresa e na análise de dados de sua base de usuários.
Em 2021, o terceiro carro da BYD no país, teve mais de 100 mil unidades vendidas.
Propulsor e baterias
Com motor elétrico de 136 cv e força (torque) de 18,3 kgfm, o monovolume chega a velocidade máxima de 130 quilômetros por hora. As baterias de lítio-ferro-fosfato de 53 kWh têm autonomia de até 371 quilômetros pelo sistema NEDC. A recarga rápida das baterias é de 35 minutos e até 80% do total.
Com 4,390 metros de comprimento,1,650 m de altura, 1,850 m de largura e distância entre-eixos de 2,800 m, o D1 tem cinco lugares. A porta direita traseira deslizante motorizada facilita o acesso dos passageiros.
Interior e tecnologia
Acesso por aproximação e partida por botão, o ar-condicionado é de duas zonas. A multimídia com tela de 10,1 polegadas concentra os sistemas de entretenimento e informações do veículo e entradas USB. Além de luzes de leitura direcionais, o interior conta com diversos porta-objetos.
O monovolume BYD conta com controle de velocidade adaptativo, acendimento automático dos faróis, frenagem automática de emergência, alertas de saída de faixa, colisão de pedestres e freio de emergência automático entre recursos eletrônicos de segurança e auxílio à condução.
Disponível apenas na cor branco, a garantia do D1 é de dois anos ou 100 mil quilômetros para o veículo e de cinco anos ou 500 mil quilômetros para as baterias.
A BYD integra a Aliança pela Mobilidade Sustentável, fundada em abril deste ano, liderada pela 99, e que conta com empresas como a Caoa Chery, Ipiranga, Movida, Raizen, Unidas, Tupinambá Energia e Zletric.