O conforto, o espaço e a avançada tecnologia de segurança e auxilio à condução marcam o comportamento do Corolla Cross XRE. Bem completo e com bom espaço, o utilitário esportivo Toyota tem desempenho compatível com o conjunto propulsor. Rodamos cerca de 600 quilômetros com um Toyota Corolla Cross XRE 2023, que tem preço a partir de R$ 172.190.
O visual forte é valorizado pela generosa grade escurecida que separa o grupo óptico com faróis, luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina em LED.
Tem cobertura plástica preta que liga os para-choques, barras longitudinais no teto e rodas de aro 18 nas laterais.
O spoiler e as lanternas traseiras em LED completam o vigoroso conjunto.
Interior e propulsão
O interior do utilitário esportivo, diferenciado por detalhes, remete ao sedã. Tem acesso por aproximação, partida por botão e direção eletro assistida progressiva. O revestimento combina couro, material sintético e plástico preto. O volante é multifuncional e o painel tem acabamento em preto brilhante.
O banco do condutor tem ajustes em seis posições. O quadro de instrumentos digital colorido tem tela de TFT de sete polegadas. O ar-condicionado digital automático é de duas zonas com saída para o banco traseiro e dutos cinza. A tela da central multimídia é tipo flutuante, com oito polegadas e sensível ao toque e comando por voz. Ainda é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos.
O motor 2.0 flex gera de 169cv com gasolina a 177cv com etanol. A força (torque) é de 21,4 kgfm com os dois combustíveis.
O propulsor atua combinado com a transmissão automática do tipo CVT que simula dez velocidades na troca sequencial de marchas.
Nas ruas e estradas
O espaço, o acabamento interno e os recursos de segurança XRE remetem à versão híbrida que já testamos. Claro que as características do conjunto propulsor híbrido fazem a diferença como a vantagem de rodar na cidade com o modo elétrico, que reduz o consumo de combustível. Como o irmão topo de linha, o XRE conta com o excelente sistema de auxilio à condução Toyota Safety Sense, que reduz os riscos de acidentes.
Ágil nas ruas, o Corolla Cross rodou bem na cidade. O conjunto propulsor garantiu bom desempenho com o conforto do câmbio CVT no trânsito pesado, no anda e para e nos congestionamentos. A direção elétrica, com regulagem de altura e profundidade, a câmera de ré e os sensores dianteiros e traseiros facilitaram as manobras de estacionamento, mesmo em vagas reduzidas. A suspensão ignorou o pavimento irregular, os buracos, as lombadas e quebra-molas, comuns nas nossas ruas e estradas.
A potência e a força do conjunto propulsor atenderam as necessidades do Corolla Cross nas rodovias. As acelerações e retomadas de velocidade foram rápidas com ultrapassagens seguras.
O nível de ruído foi baixo, com ótimo isolamento acústico.
A condução na estrada foi facilitada pela direção elétrica progressiva e pelo controle eletrônico de velocidade adaptativo. A suspensão macia, que privilegia o conforto, não comprometeu a estabilidade, mesmo nos trechos sinuosos e velocidades elevadas. Apesar da maior altura, o balanço da carroceria foi mínimo.
O Toyota Safety Sense mostrou sua eficiência, importância e versatilidade principalmente nas rodovias. Os recursos eletrônicos como alertas de ponto-cego, de tráfego cruzado, de mudança de faixa com assistente de permanência, de colisão com frenagem automática com detector de pedestres e ciclistas, entre outros, facilitaram a condução e entraram em ação sempre que preciso.
Nos quase 600 quilômetros rodados, superamos os dados do Inmetro do consumo de combustível: de 9km/l na cidade e 12,8km/l na estrada (gasolina) e 8km/l e 11,5km/l (etanol). Nossas médias, no trânsito urbano, foram de 7,6km/l a 9,1km/l (etanol) e 8,6km/l a 9,9km/l (gasolina). Nas rodovias, em velocidade constante de 80 km/h e 110 km/h, rodamos de 13,9km/l a 11,8km/l (etanol) e de 15,2km/l a 13,8km/l (gasolina).
Polêmica
O discutível acionamento do freio de estacionamento por pedal, e não elétrico como em muitos concorrentes, e o escapamento visível são dois pontos polêmicos do Corolla Cross. Aliás, o acionamento do câmbio também é polêmico no irmão sedã, o Corolla.
Conclusão
O Corolla Cross XRE 2023 compartilha arquitetura, tecnologia, conjunto propulsor e tecnologia com o irmão sedã Corolla. Com o comportamento típico do de um utilitário esportivo familiar, atendeu as necessidade de um carro para o uso urbano e viagens adequado às características do motor. Como sempre, na decisão de compra, é importante a avaliação da relação custo-benefício em relação às demais versões e aos concorrentes.