A BMW atualizará sua linha de veículos produzidos no país. Os Série 3 e X1, que tem 25% das vendas de automóveis premium no país e 50% das vendas da marca alemã, terão os novos modelos montados na planta de Araquari (SC). A produção do sedã começará em setembro e da nova geração do utilitário esportivo no próximo ano. Além da produção de carros, a filial brasileira também desenvolve projetos globais da BMW em conectividade e resistência de motores e seus componentes. Os novos projetos integram os investimentos de R$ 500 milhões anunciados no final de 2021.
Desde sua inauguração, em 2014, a fábrica catarinense já produziu 80 mil veículos.
Com capacidade para a produção de 30 mil unidades por ano em três turnos, monta atualmente cerca de 10 mil veículos de quatro modelos, X1, Série 3, X4 e X5.
A produção atual poderá ser adequada à demanda do mercado doméstico e abrir novos turnos.
A produção do Novo BMW Série 3 começa em setembro e a Nova Geração do BMW X1 será anunciada em breve”
OTÁVIO RODACOSWISKI
Diretor geral da planta do BMW Group de Araquari
A confirmação da produção dos novos modelos no país ocorre dois meses após as apresentações na Europa.
O novo Série 3 traz aperfeiçoamentos visuais e atualizações internas.
A grade frontal, entradas de ar e para-choque foram redesenhado. O para-choque e lanternas traseiras também foram modificadas.
O interior recebeu as principais modificações como o quadro digital de instrumentos de 14,9 polegadas ao lado da central multimídia flutuante de 12,3 polegadas e ar-condicionado digital de três zonas. Também o head-up display e novos assistente pessoal e sistema operacional, internet nativa com 5G e recursos de auxilio à condução.
Fábrica flexível
A planta da BMW em Araquari tem área total de 1,5 milhão de metros quadrados, das quais 112.893 metros quadrados de área construída. A unidade realiza processos completos de produção automotiva com áreas de carroceria, soldagem, pintura, montagem, logística e laboratórios. A fábrica é flexível e poderia montar veículos híbridos e até elétricos.
Além dos modelos BMW iX, Série 3 e X1, seguiremos com novos trabalhos a serem oportunamente anunciados
HERBERT NEGELE,
Diretor de Engenharia da BMW Group Brasil.
O Centro de Engenharia Global do BMW Group na América do Sul, um dos cinco no mundo (Estados Unidos, China, Coréia do Sul e Japão) , desenvolve projetos globais para veículos e componentes incluindo sistemas de conectividade, informação e entretenimento.
Com operações em Araquari e São Paulo, também desenvolve a tropicalização e a validação dos veículos para o Brasil.