O visual e o interior renovados, a conectividade e a avançada tecnologia de segurança nas versões topo de linha atualizaram o HB20. O automóvel mais vendido no país desde 2021 ganhou fôlego para enfrentar a concorrência e brigar por sua liderança. Com cinco versões e sete opções, motores aspirado e turbo e câmbio manual ou automático, começam em agosto as vendas do novo Hyundai HB20 2023, que tem preços a partir de R$ 76.690, na versão Sense 1.0 MT, a R$ 114.390 na Platinum Plus 1.0 Turbo AT.
A Hyundai comemora os 10 anos do HB20 com a liderança do mercado no segmento dos carros de passeio, conquistada em 2021, com 86.455 emplacamentos. Desde o seu lançamento, o hatch Hyundai sempre esteve entre os cinco carros mais vendidos no país. De janeiro a junho passado, o hatch compacto teve 42.834 registros.
Design atualizado
A atualização deixou o visual do HB20 mais esportivo, valorizou a frente mais robusta e a traseira redesenhadas.
A nova grade frontal bipartida, os faróis com luzes diurnas (DRL) halógenas de série e em LED na Platinum Plus, o para-choque, mais robusto, com os sinalizadores, e o capô e para-lamas mais horizontais dão a sensação de sofisticação, esportividade e robustez.
Nas laterais apenas as rodas mudaram.
O novo design aumenta a percepção de tamanho do carro que aumentou 7,5cm no comprimento, sendo 5cm balanço dianteiro e 2cm no balanço traseiro. Nas laterais, são novas as rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.
A tampa do porta-malas cresceu. O para-choque traseiro, redesenhado com elementos em preto fosco, recebeu os sinalizadores e a luz de ré. As lanternas em LED são ligadas por uma barra como em outros modelos da marca sul-coreana como o Tucson e o Elantra.
Interior e conectividade
O sistema Hyundai Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade conexão com Google Android Auto e Apple Car Play sem fio, o quadro digital de instrumentos, disponível a partir da versão Platinum, e o ar-condicionado digital automático para a Platinum Plus são algumas das novidades do novo HB20. A partida remota do motor (partir da versão Platinum) pela chave presencial permite climatizar o carro a distância, como também a abertura e fechamento das portas.
Interior escurecido, na versão Platinum Plus, os bancos são revestidos em couro e tecido pretos. O couro também está presente no volante, acabamento das portas, manopla, apoio de braço no console central. O porta-malas leva de 300 litros a 930 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O novo hatch Hyundai traz stop&go, multimídia blueMedia com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz, interativa sem fio com Android Auto, Apple Car Play e aplicativos. Das três portas USB, uma é do tipo A e duas V, das quais uma para os passageiros do banco traseiro. O carregamento da bateria do celular é por indução.
Os controles eletrônicos de velocidade e limitador de velocidade são de série para todas as versões. As versões Limited, Platinum e Platinum Plus trazem o monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro e acionamento automático dos faróis.
O funcionamento gratuito do Bluelink foi estendido de seis meses para três anos, válido também retroativamente para todos os clientes que compraram veículos equipados com Bluelink da família HB20 e Creta.
Avançada segurança
O pacote de segurança SmartSense ganhou novas funções como o assistente de centralização em faixa e na versão Platinum Plus, o assistente de tráfego cruzado traseiro, saída segura, assistente de ponto cego, entre outros.
O Novo Hyundai HB20 é um carro à frente de seu tempo, inspirado nas preferências das novas gerações, como os Milênios e a Geração Z, que estão entrando no mercado agora.
GERARDO CARMONA
Vice-presidente de Marketing, Planejamento de Produto e Vendas Hyundai Américas Central e do Sul
Todas as versões contam com seis airbags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e Isofix, entre outros.
Branco Atlas e preto Ebony (sólidas), prata Brisk, prata Sand e cinza Silk (metálicas) e a sapphire Blue (perolizada) são as cores disponíveis no hatch.
Conjunto propulsor
O motor três cilindros 1.0 Kappa aspirado de 75cv de potência e força (torque) de 9,4 kgfm (gasolina) e 80cv e 10,2 kgfm (etanol) combinado com o câmbio manual de cinco marchas equipa as versões de entrada. O conjunto propulsor permite o hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 15,4 segundos com gasolina e 14,5 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 158 km/h (gasolina) e 161 km/h (etanol).
O Kappa 1.0 Turbo GDI gera 120 cv de potência e força de 17,5 kgfm com etanol ou gasolina e atua com a transmissão manual ou automática de seis velocidades. Com o câmbio manual o HB20 acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chega a velocidade máxima de 192 km/h. Com o conjunto automático, faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e chega aos 190 km/h.
Versão sedã
A Hyundai surpreendeu. Mostrou também a versão sedã, o HB20S, mas não deu detalhes. O visual atualizado remete ao hatch com a mesma frente. Na traseira, as novas lanternas em LED, ligadas por uma faixa luminosa, chamam a atenção. O para-choque e tampa do porta-malas também foram atualizados. Os conjuntos propulsores deverão ser os mesmos do hatch, os motores 1.0 aspirado e turbo. Mais detalhes e os preços serão anunciados no lançamento do sedã compacto em setembro.
Versões e preços
Hyundai HB20 2023
Sense 1.0 MT – R$ 76.690
Comfort 1.0 MT – R$ 79.990
Limited 1.0 MT – R$ 85.490
Comfort 1.0 Turbo MT – R$ 93.790
Comfort 1.0 Turbo AT – R$ 99.390
Platinum 1.0 Turbo AT – R$ 105.390
Platinum Plus 1.0 Turbo AT – R$ 114.390
Viagem a convite da Hyundai Brasil