A série especial S-Design valorizou o Cronos, O visual escurecido, o acabamento e os detalhes internos remetem à esportividade. Bem completo, o sedã compacto Fiat repetiu o bom comportamento das versões Drive 1.3 que já testamos. Rodamos cerca de 700 quilômetros com um Fiat Cronos Drive 1.3 D-Desing 2022 que tem ao preço sugerido de R$ 90.390, o acréscimo de R$ 4.690 da série especial.
O visual escurecido e os detalhes em bronze personalizaram o Cronos que ficou mais bonito com as linhas que remetem à esportividade. Os elementos do série especial complementam o conjunto óptico com assinatura (DRL) em LED, os faróis auxiliares de neblina.
As rodas de liga leve de 15 polegadas exclusivas com pneus 185/60 R15, os frisos e retrovisores elétricos com sinalizadores marcas as laterais.
A traseira com lanternas em LED, na série especial acrescenta o logo da tampa do porta-malas, o nome do modelo e o badge S-Design.
O spoiler completa o harmonioso conjunto.
Interior escurecido
O bronze chama a atenção no amplo interior. Está nas costuras do volante revestido em couro, em detalhes no painel e do console central. Também nas costuras em relevo do revestimento diferenciado dos bancos e na coifa do câmbio.
O Cronos S-Desing conta com acesso por aproximação, partida por botão, volante multifuncional, ar-condicionado automático digital, multimídia Uconnect de sete polegadas interativa Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos e imagem da câmera de ré. Também entradas USB dianteira e traseira.
Comportamento dinâmico
O conjunto propulsor do Cronos S-Design é o mesmo do Drive 1.3 com transmissão manual que já testamos. Repetimos os caminhos da Serra e do Litoral e o comportamento foi praticamente o mesmo com bom desempenho sem comprometer o consumo de combustível.
Com os preços próximos do etanol e da gasolina no Rio Grande do Sul, rodamos apenas com o combustível derivado de petróleo. Os 101cv do e a força (torque) de 13,7 kgfm atenderam às necessidades do compacto sedã que rodou bem tanto na cidade quanto na estrada.
A direção elétrica progressiva, leve facilitou as manobras de estacionamento, principalmente em vagas apertadas onde foi importante a ajuda da câmera de ré e do sensor de estacionamento.
Na estrada, a direção ficou mais firme acompanhando o aumento da velocidade.
O câmbio manual de cinco marchas distribuiu bem a potência e a força nas rodas dianteiras. Com as relações bem escalonadas, as trocas de marchas macias e com engates precisos, o que facilitou acompanhar o fluxo no transito urbano ou ultrapassagens seguras na estrada. Quando preciso mais força, bastou a redução de marchas.
A boa suspensão do Cronos repetiu o acerto das demais versões que testamos.
Firme, não comprometeu o conforto, inclusive para os passageiros do banco traseiro. Absorveu as irregularidades do pavimento e manteve a estabilidade nas curvas mais acentuadas.
O consumo de gasolina pelo Inmetro, de 12,4 km/l no ciclo urbano e de 14,8 km/l na estrada. Durante o teste nossas médias variaram de 12,1 km/l a 15,4 km/l na cidades. Na estrada, em velocidade constante, ficaram de 18,9 km/l a 20,9 km/l, a 80 km\h, e de 14,3 km/l a 16,5 km/l a 110 km/h.
Conclusão
O kit S-Design personalizou o Cronos Drive 1.3 valorizando o visual e detalhes internos. O espaço, o conforto e o comportamento dinâmico foram iguais aos das versões que já testamos com os mesmos conjunto propulsor e recursos eletrônicos. O generoso porta-malas mantém os 520 litros, ideal para viagens. Como sempre, na decisão de compra, deve ser avaliada os objetivos, uso e a relação de uso e objetivo da opção mais sofisticada.