O HR-V, o Honda mais vendido no Brasil, chega atualizado, mais potente, conectado e seguro. A nova geração avançou no espaço, no conforto, na versatilidade e na tecnologia. São quatro versões com motores aspirados e turbo. O novo HR-V EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing terão pré-venda a partir de 2 de agosto e chegarão aos concessionários no final do mês. As vendas das opções Advance e Touring começarão em outubro. Os preços e mais detalhes serão divulgados pela Honda nos lançamentos dos utilitários esportivos..
A frente personalizada, as linhas robustas e fluídas com acentuada curvatura traseira valorizam o visual do novo HR-V. Nos modelos EX e EXL, a grade tem filetes horizontais. Nos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que ressaltam um estilo mais esportivo.
O conjunto óptico full LED de série em todas as versões tem acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto no Touring e preta nos EX, EXL e Advance é preta. As lanternas traseiras são fumê em LED e ligadas por uma barra horizontal também em LED com função de posição. Na Touring, o acabamento é fumê. A tampa traseira tem abertura alta e linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos. Os retrovisores externos foram deslocados para as portas. As rodas de alumínio e aro 17 são exclusivas nas versões EX e Touring. Já a EXL e Advance compartilham um terceiro modelo.
Interior personalizado
O espaço, o conforto e o requinte foram privilegiados no interior. A visibilidade do motorista foi elevada em 10 milímetros na comparação com a geração anterior. O quadro de instrumentos e da tela da central multimídia de oito polegadas sensível ao toque facilitam a visualização pelo condutor. O acabamento combina matérias de qualidade e macios ao toque. O espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 milímetros, mesmo ganho no espaço para os pés. O sistema modular Magic Seat permite acomodar objetos e volumes de dimensões mais amplas.
Os difusores do ar-condicionado digital têm opções de fluxos normal e disperso, que cria uma cortina de ar entre vidros laterais e teto. A climatização tem difusor duplo no console central para os passageiros do banco traseiro. Sensores abaixo do para-choque permitem a abertura do porta-malas pela aproximação do pé.
Propulsão e tecnologia
As versões EX e EXL são equipadas com o motor quatro cilindros flex, 1.5 16V, aspirado, i-Vtec, injeção direta de combustível, 126cv e força (torque) de 15,5 kgfm (gasolina) e 15,8 kgfm (etanol). Pelo Inmatro, o consumo na cidade é de 8,8 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina) e na de 9,8 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.
O motor de quatro cilindros 1.5 turbo flex equipa as versões Advance e Touring combinado com câmbio contínuo variável (CVT) que simula sete velocidades com troca sequencial de marchas por aletas no volante como também a EXL. O Step shift é voltado para a condução esportiva e o EDDB atua em desacelerações mantendo a rotação adequada a cada situação topográfica e de condução.
O uso de aços especiais de alta resistência, aumentou a rigidez torcional da carroceria em 10% na comparação com o modelo anterior. Os sistema de direção e das suspensões foram aperfeiçoados com melhor comportamento dinâmico. O isolamento acústico evoluiu com o uso novo material fono absorvente e espuma expansiva de poliuretano.
Os recursos de segurança e assistência à condução Honda Sensing são de série em todas as versões: controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de permanência em faixa, de mitigação de evasão de pista, ajuste automático de farol com comutação dos fachos baixo e alto.
Todas as versões contam com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de ponto cego, assistente de partida e descida em rampa, de emergência em frenagens severas, Isofix, alerta de pressão dos pneus, câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.
A nova plataforma de conectividade myHonda Connect, disponível nas versões Touring e Advance, permite acesso remoto de funções do veículo por aplicativo no smartphone. Além da consulta do status do veículo é possível dar a partida no motor, ligar ar-condicionado, localizar o carro, receber alertas e fazer agendamentos, entre outras.
Versões e equipamentos
Novo Honda HR-V
EX Sensing
Faróis Full LED, partida por botão, start/stop, modos de direção Normal e Econ, bancos revestidos em tecido, quadro digital de instrumentos em TFT de 4,2 polegadas, multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque interativa com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para o banco traseiro, Magic Seat, seis airbags, freio de estacionamento eletrônico e Honda Sensing, entre outros.
EXL Sensing
Acrescenta acesso por aproximação, bancos revestidos em couro, volante revestido em couro com aletas, apoio de braço central no banco traseiro, faróis de neblina em LED, rodas de alumínio aro 17” ( versões EXL e Advance) e sensores de estacionamento traseiros, entre outros.
Advance
Mais myHonda Connect, carregador de celular por indução, quadro digital de instrumentos de sete polegadas, ar-condicionado de duas zonas, modos de direção (Econ, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva, entre outros.
Touring
Soma banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” exclusivas, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento,molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros, entre outros.
As cores sólida branco Tafetá, as metálicas cinza Basalto, azul Cósmico e prata Platinum e as perolizadas branco Topázio, cinza Grafeno, preto Cristal e vermelho Mercúrio são comuns a todas as versões.
O revestimento interno é preto com tecido na EX e couro na EXL. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores branco Topázio, cinza Basalto, azul Cósmico e cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.