Quebrar paradigmas e propor uma nova experiência de condução com performance, economia de combustível e sustentabilidade é o desafio do do Tiggo 8 Plug-in Hybrid. Com sete lugares, o utilitário esportivo Caoao Chery traz conjunto propulsor com um motor a gasolina e dois elétricos. Com chegada em agosto, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid tem preço de R$ 269.990, em pré-venda.
Importado da China, considerado o mais avançado, sofisticado e tecnológico utilitário esportivo da Caoa Chery, o novo Tiggo 8 Pro híbrido combina um motor a combustão 1.5 turbo a gasolina de 147cv e força (torque) de 22,5 kgfm com dois propulsores elétricos de 75cv e força de 17,3 kgfm, e outro de 95cv e força de 16,8 kgfm.
A potência combinada dos três motores é de 317cv e a força (torque) máxima de 56,6 kgfm.
A transmissão DHT (Dedicated Hybrid Transmission) composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas combina a atuação do conjunto eletrificado com o motor a combustão. Conforme a Caoa Chery, o Tiggo 8 híbrido acelera de 0 a 100 km/h em 6,72 segundos e tem consumo médio combinado de 42,7 km/l. O utilitário esportivo pode rodar cerca de 77 km de forma 100% elétrica e a bateria recarregado na tomada doméstica.
O conjunto propulsor do Tiggo 8 híbrido foi desenvolvido pela engenharia brasileira da Caoa Chery para atender a experiência de condução característica do consumidor brasileiro. Incluiu as 11 relações de marcha que atuam de forma automática, sistema híbrido, calibração do motor, transmissão DHT e integração dos módulos e motores elétricos.
O Tiggo 8 híbrido conta com dois modos de potência (EV e HEV) e dois de condução: EV – 100% elétrico; HEV - híbrido, otimiza o funcionamento dos três motores e prioriza a economia de combustível; Normal - disponível no modo EV e HEV e prioriza a economia de combustível; Sport - no modo HEV prioriza o desempenho.
A bateria de 96 células e 15 kWh permite uma autonomia 100% elétrica de até 77,6 km e aproveita a regeneração de energia em frenagens ou desacelerações. O sistema funciona em quatro níveis, o automático e três com maior capacidade de regeneração, acionado durante as frenagens que podem ser configurados pelo próprio condutor.
Um carregador portátil tipo 2 acompanha o utilitário esportivo. Ligado em tomadas comuns de 220V, a recarga completa leva cerca de seis horas e de três horas em carregadores de parede.
O Tiggo 8 híbrido conta com tecnologias de auxilio à condução e que aumentam a segurança. Além dos mais de dez itens da versão a combustão, acrescenta o controles eletrônicos de velocidade adaptativo, de frenagem de emergência, colisão frontal, stop&go, trafego cruzado, mudança e manutenção de faixa, farol alto e baixo automáticos e adaptativo do faixo dos faróis em curvas, entre outros.
Visual e conforto
O novo visual do Tiggo 8 híbrido traz grade no formato Diamond com detalhes cromados, para-choques dianteiros e traseiros redesenhados, faróis em LED e faróis de neblina e indicadores de direção dinâmicos. As rodas também têm novo design exclusivo.
A tela de 24,6 polegadas que integra o quadro de instrumentos e o multimídia valoriza o interior. O controle do ar-condicionado também é por meio de uma tela colorida de oito polegadas sensível ao toque. O banco do motorista conta com ajustes elétricos, incluindo o lombar. O novo sistema de som é Sony premium.
Disponível nas cores branco e preto, o Tiggo 8 híbrido tem garantida de oito anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), cinco anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e três anos para o veículo.