A BYD passou a Tesla na liderança mundial de carros elétricos. A marca chinesa vendeu 641.350 veículos no primeiro semestre deste ano. A vantagem foi de quase 90 mil unidades sobre a norte-americana de Elon Muske. No resultado acumulado de janeiro a junho, a venda da BYD cresceu 315% na comparação com o mesmo período de 2021. A chinesa já anunciou a previsão de vender mais de um milhão de carros eletrificados neste ano, quase o dobro 593.745 registrados em 2021.
Com o bom desempenho de junho, a BYD passou a Tesla. Foram vendidos 134.036 veículos eletrificados (elétricos e híbridos) da marca chinesa com o crescimento de 162,7% em relação ao mesmo mês de 2021. O Song puxou as vendas com 32.658 unidades no mês e salto de 116% enquanto o segundo, o sedan Qin fechou o mês com 26.623 registros. O sedan de luxo elétrico Han EV somou 25.439 unidades. O modelo foi apresentado em abril no mercado brasileiro e teve esgotado o primeiro lote de pré-venda. As vendas no país começarão no segundo semestre.
Primeiro veículo de passeio comercializado pela BYD no Brasil, o Tan EV, utilitário esportivo de sete lugares 100% elétrico, registrou 8.134 unidades comercializadas globalmente em junho. Outro bom resultado foi do Yuan com 19.731 registros.
Híbridos e elétricos
Líder mundial de veículos eletrificados, a BYD foi uma das primeiras montadores a anunciar que encerrará a produção de veículos com motor de combustão e se dedicará exclusivamente aos modelos movidos à bateria elétricas e os híbridos.
A montadora chinesa controla toda a cadeia, desde o desenvolvimento e matérias primas até fabricação, aplicação e reciclagem. É única fabricante automotiva que produz seu próprio sistema de powertrain, bateria, motores e sistema de controle de motor.
Presença no Brasil
No Brasil, a BYD atua desde 2015 quando inaugurou sua fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Dois anos depois abriu sua segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Em 2020 foi a vez da terceira fábrica, no Polo Industrial de Manaus (PIM), para a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) para equipar seus ônibus elétricos.
A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país, um em Salvador e outro em São Paulo. A BYD também comercializa no país empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis. Com a pandemia da Covid-19, passou ainda vender máscaras descartáveis.
Em novembro de 2021, a BYD lançou no país o utilitário esportivo Tan EV e, em abril passado, o sedã premium Han. No mesmo mês, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro. Até o final do ano, lançará dois carros híbridos plug-in.