A venda de veículos despencou em janeiro na comparação com dezembro. O setor automotivo acompanhou os humores do mercado e as oscilações da economia brasileira com a inflação e os juros em alta. De sobra, os reflexos das compras de Natal, despesas de final de ano e o tradicional pagamento de impostos em janeiro. A Fiat continua ignorando a concorrência. Já o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido.
A Fiat manteve a liderança, com 28.588 emplacamentos e 21,91% de participação no mercado, aumento de 1,9 ponto percentual sobre o mesmo mês de 2022. A marca italiana liderou os segmentos de picapes (com 45%), vans (37,4%) e hatchs (23,4%).
A montadora de Betim repetiu o bom desempenho dos últimos anos com quase 6 mil carros carros e 4,5 pontos percentuais à frente da General Motors, a segunda colocada, com 22.688 registros e 17,39% de participação.
A Volkswagen (20.040 e 15,36%), a Toyota (12.423 e 9,52%) e a Hyundai (11.521 e 8,83%) fecharam o ranking das cinco marcas mais vendidas. Seguiram Jeep, Renault, Nissan, Honda e Citroën.
Marca - volume - percentual
- Fiat - 28.588 (21,91%)
- General Motors - 22.688 (17,39%)
- Volkswagen - 20.044 (15,36%)
- Toyota - 12.423 (9,52%)
- Hyundai -11.521 (8,83%)
- Jeep - 8.522 (6,53%)
- Renault - 6.987 (5,36%)
- Nissan - 4.044 (3,10%)
- Honda - 3.273 (2,51%)
- Citroën - 1.915 (1,47%)
Fonte: Fenabrave
Automóveis e comerciais leves
Os 142.827 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados em janeiro representaram o tombo de 34,15% na comparação com dezembro. O salto é de 12,94% em comparação com o mesmo mês de 2022, quando o setor enfrentava a falta de componentes e a nova onda da covid-19 fechando o período com o pior resultado desde 2017.
Os registros de automóveis e comerciais leves tombaram 35,47% em relação a dezembro, com 130.460 unidades, e aumentaram 11,86% no comparativo com o mesmo mês de 2022.
Os caminhões tiveram 10.215 emplacamentos, 15,33% menos sobre o mês anterior e mais 20,08% sobre igual período de 2022. Os 2.156 ônibus vendidos caíram 34,15% em relação ao mês anterior e saltaram 61,32% na comparação com janeiro de 2021.
A venda de automóveis e comerciais leves continuou com a alternância de 2022 e as primeiras posições tiveram revezamento na maioria das posições e segmentos. O Chevrolet Onix, que fechou o ano passado em terceiro, voltou à liderança com 7.172 registros, 162 de diferença em relação à Fiat Strada, que foi o carro mais vendido nos últimos dois anos.
O Chevrolet Onix Plus avançou para a terceira posição seguido pela também Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta, que fecharam 2022 em sétimo e 11º, respectivamente.
Os utilitários esportivos passaram de três entre os dez carros mais vendidos em 2022 para quatro em janeiro deste ano. A Tracker saltou de sétimo para quarto na geral e liderou o segmento. O Creta também avançou de 11º para quinto e o Volkswagen T-Cross, de oitavo para sétimo. O Jeep Compass foi 10º geral e quarto entre os suvs.
Dos 10 carros mais vendidos em janeiro, quatro foram da Stellantis (Fiat Strada, Argo, Mobi e Jeep Compass), três Chevrolet (Onix, Onix Plus e Tracker), dois Hyundai (Creta e HB20) e um Volkswagen (T-Cross).
Posição - modelo - registro
- Chevrolet Onix - 7.162
- Fiat Strada - 7.000
- Chevrolet Onix Plus - 6.164
- Chevrolet Tracker - 5.296
- Hyundai Creta - 4.969
- Hyundai HB20 - 4.840
- Volkswagen T-Cross - 4.454
- Fiat Argo - 4.282
- Fiat Mobi - 4.208
- Jeep Compass - 4.139
- Toyota Hilux - 3.435
- Volkswagen Gol - 3.387
- Renault Kwid - 3.307
- Fiat Toro - 3.281
- Volkswagen Nivus - 3.100
- Jeep Renegade - 3.049
- Fiat Pulse - 3.015
- Nissan Kicks - 2.984
- Volkswagen Saveiro - 2.714
- Fiat Fastback - 2.707
- Toyota Corolla Cross - 2.604
- Fiat Cronos - 2.481
- Toyota Corolla - 2.238
- Volkswagen Polo - 2.115
- Toyota Yaris HB - 2.072
Fonte: Fenabrave