A BMW amplia sua gama de carros eletrificados no mercado brasileiro. O novo X3 híbrido plug-in chega em três versões com visual atualizado, aperfeiçoamentos internos e avançada tecnologia. O BMW X3 xDrive 30e X-Line tem preço sugerido de R$ 399.950, o X3 xDrive30e M Sport, de R$ 439.950, e o X3 xDrive30e M Sport Launch Edition, de R$ 449.950,00.
O X3 avançou no visual, que ficou mais agressivo. Produzido na fábrica do BMW, em Spartanburg, Estados Unidos, as três configurações são diferenciadas no estilo e equipamentos. Ligada por um moldura única, a grade de duplo rim cresceu. O faróis foram estreitados e ficaram mais afilados. As lanternas traseiras em LED têm design tridimensional e filetes em formato de uma pinça.
O X3 xDrive30e X-Line segue a linha aventureira com detalhes em alumínio nos para-choques e soleiras, e toques que remetem às proteções off-road. Os novos para-choques incluem entradas de verticais nas pontas, no dianteiro, e moldura que envolve as saídas de escapamento, no traseiro. Os faróis são full LED, as rodas de 20 polegadas com pneus 245/45 R20 na frente e 275/40 R20 atrás.
O BMW X3 xDrive30e M Sport aposta no estilo esportivo com detalhes que destacam o preto High Gloss na grade, para-choques e moldura dos vidros, que são cromadas no X-Line. Vincos marcam o contorno do para-choque dianteiro. As saídas de ar nos para-lamas ficam abaixo da tampa da tomada de recarga. O para-choque traseiro tem saídas de ar laterais e molduras das saídas duplas de escape no mesmo tom preto. Os faróis são Laserlight e as rodas usam os mesmos pneus da versão.
A grade frontal preta e volume limitado de unidades personalizam o X3 xDrive30e M Sport Launch Edition. O X3 M Sport conta com sete cores externas, das quais duas exclusivas, e quatro opções de revestimento em couro. O X3 X-Line conta com cinco opções de cores externas e duas opções de revestimento em couro.
Propulsão híbrida
As três versões compartilham o mesmo conjunto propulsor híbrido plug-in de motores que podem atuar juntos ou separados. O motor a combustão é o 2.0 litros TwinPower turbo de 184cv e força (torque) de 35,7kgfm e que, junto com o elétrico, tem a potência combinada de 292 cv e força de 42,8kgfm. O câmbio é automático de oito marchas e o sistema de tração integral xDrive. O novo BMW X3 acelera até 100km/h em 6,1 segundos.
A autonomia do X3 apenas no modo elétrico é de 46 quilômetros no ciclo WLTP ou até 55 quilômetros no NEDC, no modo eDrive que permite atingir até 135 km/h. No modo Auto eDrive, a autonomia é de até 110 km/h com propulsão elétrica. Para maior segurança dos pedestres, o X3 híbrido plug-in gera um ruído artificial para alertar as pessoas do entorno até 30 km/h.
O modo Battery Control recarrega a bateria pelo motor a combustão para manter a carga das baterias entre 30% e 100%. O tempo aproximado de recarga no Wallbox (0 a 100%) é de três horas. No carregador portátil de 120V, são cerca de nove horas, tempo que baixa para cinco horas e meia com 220V.
Nos modos Sport e Sport Plus, os motores trabalham em conjunto, os amortecedores são ajustados e as respostas a acelerações e mudanças de marchas são mais rápidas para o comportamento mais esportivo.
Interior e conectividade
Todas as informações de condução são exibidas mas duas telas de 12,3 polegadas do quadro de instrumentos e da central iDrive. O multimídia é interativo com Android Auto, Apple CarPaly e a assistente Alexa, da Amazon. Basta basta dizer "olá, BMW" para ativar o BMW Intelligent Personal Assistant e acessar diversas funções do veículo, a mudança de temperatura do ar-condicionado ou ajustar o aquecimento dos bancos. O assistente também informa o funcionamento de equipamentos.
O BMW Connected Drive permite atualizar o carro a distância e ter o serviço de concierge ou de informações do trânsito em tempo real. O BMW Teleservices envia mensagens automáticas sobre o estado do seu carro com base no uso, o que possibilita agendar serviços na concessionária mais próxima.
O My BMW app permite ativar funções remotas e também funções específicas para carros elétricos e híbridos. Além da visão geral de operação do sistema, permite ajustar a programação de recarga, pré-condicionar o veículo e buscar os pontos de recarga próximos à sua localização.
Ar-condicionado de três zonas, sistema de som Hi-Fi, teto solar panorâmico, bancos esportivos revestidos de couro, seis airbags e controles de tração e de estabilidade são de série no BMW X3 X-Line. Também assistentes de direção como o Parking Assistant (baliza automática), sensor de ponto cego, alerta de mudança de faixa e aviso de tráfego cruzado.
O BMW X3 M Sport acrescenta o pacote M Sport de design e suspensão, acabamentos interno e externo em preto High Gloss e faróis Laserlight. A tecnologia de reconhecimento de gestos permite controlar funções específicas. Basta girar o dedo para esquerda ou direita para aumentar ou diminuir o volume ou apontar o dedo para a tela e abanar a mão para rejeitar chamadas.
Versões e preços
BMW X3 xDrive 30e
- X-Line: R$ 399.950
- M Sport: R$ 439.950
- M Sport Launch Edition: R$ 449.950
Fonte: BMW Brasil