Aperfeiçoamentos contínuos garantem a trajetória do Renegade entre os carros mais vendidos do país. Nos últimos anos, o utilitário esportivo Jeep compartilha a liderança do segmento com o irmão Compass. Rodamos cerca de 800 quilômetros com o jipe que traz como novidades a plataforma de conectividade Adventure Intelligence, a nova central multimídia e o kit 80 Anos. O Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex AT6 2022 tem preço a partir de R$ 123.490 incluindo o kit 80 Anos.
O conforto, o espaço, a segurança e a versatilidade consagraram o Renegade como um carro praticamente atemporal. O Jeep fechou o primeiro semestre do ano como o quarto carro mais vendido no pais. Em agosto, comemorou a venda de 350 mil unidades. A jornalista Priscila Nunes lembrou que desde 2015 testamos todas as versões flex e diesel do Renegade com o comportamento adequado às características de cada modelo.
As várias opções do Jeep contemplam ampla faixa do segmento de utilitários esportivos compactos, o que garante sua posição destacada.
Desta vez, testamos a Longitude que compete com as opções intermediárias do Hyundai Creta, Nissan Kicks e Volkswagem T-Cross.
Interior e conectividade
O Renegade Longitude com motor 1.8 flex e tração dianteira, é o tipo de carro que atende de jovens descolados à famílias, com espaço interno ideal para manter os ocupantes confortáveis, além do porta-malas de 320 litros. Claro, sem ambições aventureiras fora de estrada, atividade adequada aos modelos com propulsor diesel 4x4 e tração.
A execução de diversas funções e o acesso às principais informações do carro foram facilitadas pela Adventure Intelligence. Como fizemos com o Compass, testamos a conexão 4G habilitado pela Tim e o wi-fi para até oito pontos.
O Gilberto gostou da plataforma, travou e destravou as portas, ligou os faróis e acionou a buzina pelo aplicativo no celular. Também localizou o Renegade e visualizou o nível de combustível, a quilometragem percorrida e autonomia, entre outros itens.
Jovem, ligada em novidades e a tecnologia digital, Priscila testou e aprovou a nova central multimídia Uconectt de tela de 8,4 polegadas interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Lembrou que o sistema já era funcional e ficou ainda melhor e mais moderno. A tela sensível ao toque e comando no volante ou voz facilitou a visualização da navegação integrada e o uso dos apps.
O acesso por aproximação e partida por botão, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, sensores de chuva e crespuscular também integram o kit 80 Anos. O interior escurecido, os bancos com logo 80th e costuras exclusivas, os apliques no painel e nos tapetes que remetem ao mítico jipe de 1941agradaram a jornalista.
Grades, logotipos, capa do retrovisor, barras longitudinais no teto e rodas de 18 polegadas em grafite personalizaram o visual externo. Os faróis, as luzes diurnas (DRL), os faróis auxiliares de neblina (DRL) e as lanterna em LED e o novo para-choque reforçaram os aperfeiçoamentos introduzidos na linha 2020.
Propulsão e desempenho
O desempenho do Longitude Flex acompanhou as limitações do motor 1.8. O Jeep rodou bem tanto na cidade quanto na estrada. A posição elevada dirigir, a direção elétrica e os recursos eletrônicos facilitaram a condução. Andamos pelas ruas de Porto Alegre, pela região metropolitana e no litoral gaúcho com aprovação comportamento adequado às características do propulsor.
O câmbio automático de seis velocidades distribuiu bem nas rodas dianteiras os 135 cv e a força (torque) de 18,7 kgfm do motor 1.8 flex. A suspensão independente nas quatro rodas absorveu bem as irregularidades do pavimento mas sentiu o paralelepípedo. O baixo nível de ruído interno aumentou acompanhando a rotação do motor e a velocidade.
Na estrada, o Renegade acompanhou o fluxo com sobra de potência e força nas pistas das BR/290, 101 e 116. Rodou tranquilo dentro dos limites de velocidade, em especial na autoestrada. Nas rodovias de faixa simples, bastou usar as aletas atrás do volante para a troca sequencial de marchas e ultrapassagens ou retomadas rápidas de velocidade. Os recursos eletrônicos facilitaram a condução e, quando preciso, aumentaram a segurança do jipe.
O conjunto propulsor sentiu o peso e o efeito aerodinâmico do Renegade. Com gasolina, no trânsito urbano, as médias ficaram de 8,1 km/l a 11,8 km/l conforme o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, o Jeep fez de 12,6 km/l a 16,4 km/l a 80 km/h e de 11,5 km/l a 13,4 km/h a 110 km/h.
Conclusão
Os sucessivos aperfeiçoamentos atualizaram o Renegade que desde o lançamento está entre os carros mais vendidos no país. O Longitude 1.8 Flex AT6 2022 com o pacote 80 Anos incluindo a nova central multimidia e o Adventure Intelligence ganhou condições para continuar brigando pela sua posição. Como Priscila ponderou o desempenho foi bom mas com o atual preço alto da gasolina, o consumo poderia ser melhor. O que acontecerá quando o Jeep receber o novo motor turbo na linha 2023.