O 208 elétrico marca o novo momento da Peugeot no Brasil. O hatch compacto desembarca no país como o primeiro veículo elétrico da marca francesa. A venda começará em São Paulo e no Rio de Janeiro e, a partir do começo de 2022, chegará a Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba, entre outras capitais. O próximo modelo eletrificado será a van e-Expert, prevista ainda para este ano. O Peugeot e-208 GT tem preço de R$ 244.990.
Montado sobre a arquitetura e-CMP, desenvolvida para veículos elétricos da Stellantis, o e-208 GT remete ao visual e ao interior do modelo 208 com motor a combustão.
O hatch elétrico mantém as mesmas dimensões com pequena alteração em relação à altura do solo.
Com o posicionamento da bateria no assoalho, o porta-malas manteve os 311 litros do modelo flex.
Visual e interior
A tropicalização do 208 passou por alterações para atender as condições climáticas, topográficas e das ruas e estradas brasileiras. Foram reforços para proteção da bateria, bandejas de suspensão e pneus, que tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat. O sistema de climatização foi ajustado para o máximo desempenho térmico.
O conjunto óptico conta com faróis full LED, luzes diurnas (DRL), dentes de sabre e lanternas também em LED.
A grade estilizada é fechada e as caixas de roda tem moldura em preto brilhante.
Volante multifuncional de bases reta, o quadro digital de instrumentos é em 3D. A central multimídia tem tela de 10 polegadas interativa com Android Auto e Apple CarPlay. O hatch elétrico conta com controlador eletrônico de velocidade, alertas de colisão com frenagem de emergência e de fadiga, assistentes de permanência em faixa e de farol alto, reconhecimento de placas, carregador por indução e câmera 180 graus.
Propulsão e bateria
O motor elétrico do e-208 GT gera até 136 cv e força (torque) de 26.5 kgfm. Com a bateria de ion de lítio de 50 kWh o hatch percorre até 340 km com carga completa no ciclo WLTP. Pelos dados da Peugeot, o hatch acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos. O Peugeot elétrico conta com três modos de condução: Eco - focado na autonomia, Drive - conforto no dia a dia, e Sport - prioriza o desempenho com potência e torque máximos.
O câmbio tipo joystick tem cinco modos de seleção: P (park – estacionamento), D (drive), N (neutro), R (ré) e B Mode., que regenera a bateria e otimiza a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre moderado para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e aumentado, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.
A bateria pode ser recarregada em tomadas residenciais, carregadores rápidos e postos específicos. Na estação de 100 kW, 80% da bateria é carregada em menos de 30 minutos, o que garante autonomia em torno de 270 quilômetros. O carregador portátil funciona com 110 Volts e 220 Volts. O carregador e o Walbox (recarga doméstica) são fornecidos pela Weg. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de quilometragem de 160 mil km.
A chegada do e-208 GT representa para a Peugeot o ponto de partida para o reposicionamento da marca no pais e que tem entre seus pilares estratégicos o movimento Move To Electric. O ecossistema garante a estrutura específica para o cliente de veículos elétricos e inclui: e-Centers (rede de concessionárias para a apresentação, comercialização e reparos de veículos elétricos) - Pós-Vendas e Call Center (serviços e atendimento qualificados) e parceiros homologados e certificados (auxilio às demandas e oferecer melhor experiência ao consumidor).