A avançada tecnologia de propulsão, conforto, conectividade e segurança qualificam o XC 40, o primeiro carro 100% elétrico da Volvo e que desembarca no Brasil. O utilitário esportivo sueco conta com conjunto propulsor de 408 cavalos, autonomia de 400 quilômetros, sistema de informação e entretenimento desenvolvido em conjunto com a Google e recursos de condução semiautônoma. Rodamos 300 quilômetros por estradas gaúchas com o XC40 Recharge Pure Eletric que tem preço de R$ 389.950.
O utilitário esportivo elétrico chega num momento em que o diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira, considera importante para a eletrificação no Brasil. Segundo país no mundo que terá pelo menos um modelo 100% eletrificado da gama de produtos da marca sueca. O primeiro foi a Noruega.
Na pré- venda do XC 40 elétrico, o lote de 300 carros foi comprometido em duas semanas e, que também ocorreu com outro lote extra 150 que serão entregues até o final do ano. As novas reservas terão entrega a partir de janeiro 2122.
“O sucesso da pré-venda foi tão grande que decidimos manter o valor de lançamento até o fim de 2021. E todos os clientes que adquirirem o carro nesse período ainda ganham o Volvo Wallbox com a instalação inclusa”
RICARDO OCHIAI
Diretor de vendas da Volvo Car
Para viabilizar a proposta de fazer o XC40 Recharge o carro elétrico mais vendido do país, a Volvo ampliará a sua rede de 37 concessionárias para 44 até o final do ano, incluindo a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A expansão continuará em 2022 com a chegada a cidades como a gaúcha de Passo Fundo. A marca quer tornar-se totalmente elétrica no Brasil até 2030.
Design e tecnologia
Design, tecnologia de ponta, segurança, potência e compromisso com o futuro são os conceitos que definem o XC40 elétrico segundo a Volvo. O utilitário esportivo traz o novo sistema de informação e entretenimento com a tecnologia operacional Google Automotive Services. Com os mais avançados recursos do Google integrados ao carro, funciona por comando de voz como nos celulares. O Google Assistente, permite controlar a temperatura, navegação, tocar música e podcasts e enviar mensagens, entre outras funções, por voz. Basta dizer o que o sistema deve fazer.
O visual do XC40 Pure Electric remete à identidade dos outros utilitário esportivos da marca. Um painel com o logo Volvo Cars substitui as grades de entrada de ar ao motor. Os faróis são full LED auto direcionais e função antiofuscante (AHB), as luzes diurnas (DRL), os farol de neblina e as lanternas traseiras também são em LED.
As diversas versões tem a nova cor sage Green, exclusiva para o modelo elétrico. A inscrição Recharge fica nas colunas traseiras. As rodas são de alumínio de 20 polegadas escurecidas com pneus 235/45 R20, na frente, e 255/40 R20, atrás.
Interior e conectividade
O interior também remete ao irmão híbrido com sofisticado acamamento premium e detalhes cromados e em preto brilhante. O revestimento dos bancos em microtech (e ajustes elétricos) combina com o volante, painel e carpete e acabamento em Cutting Edge Aluminium. O revestimento do piso foi fabricado com plástico reciclável. Diversos porta-objetos permitem acomodar celulares, garrafas e outros objetos. O carregamento da baterias de celulares é por indução.
Com 4,42 metros de comprimento, 2,03 m de largura e 1,64 m de altura, a distância entre eixos é de. 2,70 m garante espaço para cinco ocupantes. O volante multifuncional tem regulagem de altura e profundidade. O quadro digital de instrumentos de 12 polegadas é personalizável e traz as informações do sistema de propulsão elétrica.
A sofisticada multimídia tem tela de nove polegadas sensível ao toque e por comando no volante ou voz, mostra as imagens da câmera de 360 graus. O teto solar panorâmico tem acionamento elétrico. O porta-malas leva de 413 a 1.295 litros com o banco traseiro rebatido. Na frente, cabe 31 litros.
Propulsão e segurança
O conjunto propulsor do XC40 Recharge traz dois motores elétricos - um em cada eixo – com potência combinada de 408 cv e força (torque) de 67,3 kgfm e tração integral nas quatro rodas. O utilitário esportivo elétrico acelera de 0 a 100km/h em 4,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada em 180km/h.
A bateria de 78 kWh permite autonomia superior ade 400 quilômetros pelo ciclo WLTP. A recarga pode ser feita em tomada domestica em sete horas ou por Wallbox. Nas estações rápidas, a recarga de até 80% da capacidade leva 40 minutos. Segundo a Volvo, o país terá mais de 1.000 pontos de recarga até o final do ano.
Recursos eletrônicos de assistência à condução como controle de velocidade adaptativo, a câmera 360 graus, alertas de tráfego cruzado, de mudança de faixa e ponto cego equipam o Volvo elétrico. O City Safety reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
O sistema GAS integra o Volvo On Call com serviço de segurança, proteção, conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência. Permite pelo aplicativo do celular ver o nível da bateria, trancar e abrir portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, entre outros.
Distância passa rápida
O XC40 elétrico esbanjou sofisticação, conectividade, potência, força e segurança no test-drive de cerca de 300 quilômetros, quase todo na estrada, que realizamos. Os trechos urbanos se resumiram nas proximidades de Santo Antônio da Patrulha e acesso a Osório. O silêncio, a agilidade, a suspensão e o conjunto propulsor fizeram o utilitário esportivo literalmente flutuar na autoestrada BR/290 entre Porto Alegre Santo Antônio da Patrulha.
Acesso por aproximação, ajustados banco, volante e retrovisores, bastou colocar a alavanca na posição (não tem botão de partida) para o XC40 se movimentar. Já na saída de Porto Alegre pela BR/116, o sueco elétrico mostrou suas virtudes que cresceram na via expressa.
Dirigibilidade excelente, a distância e o tempo passaram de pressa. Acelerações rápidas, retomadas de velocidade vigorosas e ultrapassagens tranquilas acompanhadas apenas pelo barulho do vento ou a reverberação dos pneus. Foi preciso atenção e cuidado para evitar o desafio do acelerador e manter o limite de velocidade de 110 km/h da rodovia para conter o desempenho esportivo.
A excelente estabilidade na freeway continuou na pista simples e sinuosa da RS/030, após passar pelo trecho urbano de Santo Antônio da Patrulha e se aproximar de Osório. Ativada, função One Pedal ajudou.
Foi possível acelerar e frear apenas controlando a pressão no acelerador. Parece estranho, mas nos acostumamos logo. O sistema aumentou a regeneração de energia e chegamos ao Complexo Eólico de Osório.
No interior do primeiro e maior parque de geração de energia da América do Sul, implantado em 2005/2006, rodamos mais de 10 quilômetros. Foram trechos de terra batida, trilhas abertas no campo, desníveis e buracos que muitas vezes permitiam a passagem de apenas um carro. Mais uma vez, a suspensão do XC40 mostrou sua versatilidade absorvendo as irregularidades do piso. O roteiro de volta incluiu passagem por estradas no interior de Santo Antônio da Patrulha, a RS/030 e a autoestrada.
Conclusão
A tecnologia, o conforto, a conectividade e segurança credenciam o XC40 Recharge Pure Eletric para brigar pela liderança do segmento de carros elétricos no país, como pretente a Volvo. O utilitário esportivo mostrou suas qualidades nos 300 quilômetros que rodamos mas tem como limitação o preço que reduz a faixa consumidores potenciais.