O RS e-tron GT já roda nas ruas e estradas brasileiras. A Audi começou a entrega das primeiras unidades do RS e-tron GT, seu primeiro esportivo 100% elétrico, aos compradores na pré-venda. O lançamento mundial ocorreu em fevereiro e três meses depois foi a vez da apresentação no Brasil. O Audi RS e-tron GT tem preço de R$ 979.990, na modalidade venda direta pelo site oficial da marca e nas concessionárias. A previsão de entrega será no inicio de 2022.
Os compradores podem personalizar o esportivo 100% elétrico antes da produção em mais de 1,4 milhão de combinações.
São personalizáveis itens como a cor do veículo, cor da grade Singleframe, capa do retrovisor, acabamento e detalhes do interior, revestimento dos bancos, rodas, pinças de freio, revestimento do volante, entre outros, com quase todas as mudanças sem custo adicional.
Propulsão e desempenho
O conjunto propulsor gera 237 cv no eixo dianteiro e 455 cv no traseiro com potência combinada de 598 cv e força (torque) de 84,63 kgfm. No modo boost, a potência chega 645 cv O RS e-tron GT conta com a tração quattro elétrica nas quatro rodas e somente no modo “efficiency” do Audi drive select a tração é dianteira. O sistema é ativado cerca de cinco vezes mais rápido do que a tração mecânica quattro.
O RS e-tron GT tem coeficiente de arrasto de 0,24. Tudo foi pensado para reduzir o atrito como as entradas de ar na seção inferior da frente ou as cortinas de ar verticais que direcionam o ar nos arcos das rodas do veículo e flua ao longo da lateral. O RS e-tron GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega a velocidade máxima de 250 km/h.
Interior e baterias
O interior tem acabamento premium com materiais especiais e detalhes em preto brilhante. Os bancos são revestidos com couro sintético ou mistura de couro sintético e microfibra reciclados como fibras de poliéster feitas de garrafas plásticas usadas, têxteis ou fibras residuais. O sistema de som premium conta com duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem.
O sistema de bateria de íons de lítio do RS e-tron GT fica entre os eixos com baixo centro de gravidade. A bateria de alta tensão pode armazenar 93 kWh de energia e integra 33 módulos, cada um deles compreendendo 12 células com revestimento externo flexível.
As entradas de recarga ficam atrás das rodas dianteiras com conexões para corrente alternada (AC) e uma conexão para corrente direta (DC) do lado direito. Num terminal de 11 kW AC como padrão, permite recarrega da bateria durante a noite. Num DC com potência adequada, a carga de até 270 kW em pouco mais de cinco minutos, o que permite rodar até 100. Em condições ideais, a recarga de 5% a 80% pode ser feita em cerca de 22,5 minutos.