A produção do carro que foi o mais vendido no país por seis anos e do líder do seu segmento dobrará. As fábricas da General Motors em Gravataí (RS) e em São Caetano do Sul (SP) acelerarão as linhas de montagem com a volta dos dois turnos e vão dobrar a produção dos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker. A unidade paulista retorna ao segundo turno nesta segunda-feira (27), e a gaúcha, na próxima semana, em 4 de outubro.
A GM foi a montadora mais atingida pela falta de componentes eletrônicos, em especial os semicondutores. O complexo de Gravataí, um dos mais produtivos da corporação norte-americana no mundo e a maior operação na América do Sul, parou em março e só retomou as atividades na segunda quinzena de agosto, mesmo assim com apenas um turno. A planta paulista parou por dois meses.
Produção retomada
Com avançados processos de produção e engenharia 4.0, o complexo gaúcho tem capacidade para montagem de 350 mil veículos em três turnos por ano.
A unidade emprega cerca de 5 mil funcionários diretos e indiretos incluindo os dos 18 sistemistas que atuam no mesmo local.
Este é um momento muito importante para funcionários, sindicatos, fornecedores, concessionários e consumidores
SANTIAGO CHAMORRO
Presidente GM América do Sul
Com listas de espera para os Onix, Onix Plus e Tracker, o presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, destaca que a montadora está preparada para a retomada da produção e que fará tudo o que está ao seu alcance para atender à demanda dos clientes Chevrolet.
Ao mesmo tempo, manterá o seu foco na sustentabilidade do negócio na região.
Depois de liderar o mercado por cinco anos, com a parada da produção no complexo de Gravataí, em março, a General Motors caiu para a sétima em julho. Com a volta da montagem dos Onix e Onix Plus, a partir de 16 de agosto, a montadora avançou uma posição no mês com 5,65% de participação.
Desafio à frente
O Onix, que liderou o mercado por seis anos, com a produção parada, caiu para sétimo em abril, 13º em maio e fechou o semestre em 22º. A queda do compacto Chevrolet continuou em julho, com a 31ª posição. Com a retomada da produção, o Onix recuperou rapidamente os emplacamentos e saltou para oitavo na primeira quinzena de setembro. O irmão Onix Plus, ficou em 14º e retomou a liderança entre os sedãs.
Com o aumento da produção em São Caetano do Sul e Gravataí, todas as fábricas da GM passam a operar em dois turnos. Chamorro reforçou a confiança na retomada do crescimento da Chevrolet no país. O executivo destacou a continuidade dos investimentos de R$ 10 bilhões no desenvolvimento de novos produtos, como a Nova Montana, e a modernização das fábricas de São Paulo.
— Esses investimentos vão alavancar a nossa estratégia de crescimento para os próximos anos no Brasil e na América do Sul, com novas tecnologias e produtos que vão contribuir para melhorar a rentabilidade e garantir um futuro sustentável para o negócio — declarou Chamorro.