A propulsão hibrida combinada com aperfeiçoamentos visuais e no interior e a avançada tecnologia de segurança personalizam o novo Accord. O sedã grande Honda volta ao mercado brasileiro na versão híbrida. Rodamos cerca 180 quilômetros em São Paulo com o novo Honda Accord Híbrido que tem preço sugerido de R$ 299.990.
Fabricado em Ohio, nos Estados Unidos, o novo Accord esbanja qualidades. Com conforto, desempenho e segurança, o baixo consumo de combustível faz a diferença. O sistema e:Technology desenvolvido pela Honda combina um motor a gasolina com dois elétricos, sendo um para tração e o outro para alimentar a bateria.
O visual do Accord híbrido evoluiu. A nova frente inclui grade mais horizontal, faróis full LED, luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina também em LED e o logotipo H com detalhes em azul.
As novas rodas escurecidas são de 17 polegadas. Na traseira, a parte inferior do para-choque recebeu novo desenho e, na tampa do porta-malas, os logos e:HEV e H têm detalhes em azul.
Propulsão e tecnologia
O motor de quatro cilindros em linha 2.0 a gasolina, ciclo Atkinson, gera 145 cv de potência e força (torque) de 17,8 mkgf atua combinado com o elétrico 184 cv e 32,1 mkgf e o câmbio automático contínuo variável E-CVT próprio para sistemas híbridos. No percurso em torno de 180 quilômetros pela cidade de São Paulo e rodovias do interior o Accord híbrido mostrou suas virtudes.
No trânsito congestionado da cidade e na saída pela Marginal Pinheiros, o Accord rodou praticamente com o motor elétrico. Silencioso, na rodovia bem conservada, o Honda Sensing com sistemas de assistência à condução semiautônoma como o controle eletrônico de velocidade, frenagem autônoma de emergência, o assistente de manutenção de faixa e a câmera no retrovisor direito facilitaram o comando do sedã.
Interior e desempenho
Bem equipado, ótimo acabamento, revestimento em couro e apenas com o condutor, o Accord literalmente flutuou na estrada. Os bancos dianteiros são ventilados e tem acionamento elétrico, como o teto solar. A projeção das principais informações no para-brisa pelo head up display facilitou manter a visão na pista.
O quadro digital de instrumentos e o multimídia com tela de oito polegadas mostraram as principais funções do sistema híbrido como consumo, modo de condução, carga da bateria e autonomia.
O multimídia é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio.
Para completar, ar condicionado automático digital de duas zonas, recarga do celular por indução e quatro portas UBS, sendo duas para o banco traseiro, que também tem saída da climatização.
O desempenho do sistema híbrido foi ótimo. Com o controle de modos de condução EV Drive (100% elétrico) e Hybrid Drive (com atuação do motores a gasolina e elétrico) o comportamento do Accord foi perfeito. Sobrou força e potência rodando no limite de velocidade de 120 quilômetros por hora com cuidado na pressão sobre o acelerador.
As baterias são de íons de lítio são recarregadas pela energia de regeneração nas desacelerações.
O sistema permite optar pelos modos Normal, Eco e Sport. A força da desaceleração e da recuperação de energia é comandada pelas aletas atrás do volante.
A suspensão independe nas quatro rodas, tipo McPherson na frente e Multilink atrás privilegia o conforto. Macia mas firme, garantiu ótima estabilidade ao Accord que rodou silencioso e seguro, mesmo em curvas acentuadas e no limite de velocidade.
O consumo de combustível indicado pelo Inmetro de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada ficou próximo do feito durante a avaliação. Pelo computador de bordo, no anda e para do fluxo de São Paulo, o Accord chegou fazer 20,1 km/l. Já nas rodovias, ficou em 17,6 km/h. A média geral foi de 18,9 km/l.