O Tiggo 3X Turbo repetiu nas ruas e estradas gaúchas o bom desempenho que mostrou durante a sua apresentação em São Paulo e rodovias próximas a capital paulista. O motor 1.0 turbo flex combinado com o câmbio automático contínuo variável (CVT) garantiu um desempenho semelhante ao de propulsores mais potentes. Bem equipado, o utilitário esportivo traz recursos de modelos superiores da marca. Rodamos cerca de 900 quilômetros com um Caoa Chery Tiggo 3X Turbo Pro que tem preço sugerido de lançamento de R$ 99.990.
O novo motor de três cilindros 1.0 Turbo flex de 98 cv e força (torque) de 16,8 kgfm com gasolina (até 102 cv e 17,1 kgfm com etanol) surpreendeu ao passar a impressão de maior potência e força. O comportamento dinâmico entusiasmou a jornalista Priscila Nunes pela combinação do desempenho do motor com a eficiência do câmbio automático tipo contínuo variável (CVT) que simula nove velocidades.
Condução e desempenho
Acompanhamos carros mais potentes nas ruas de Porto Alegre e também na estrada. A resposta precisa do 1.0 turbo facilitou arrancar nas sinaleiras como também as retomadas de velocidade que garantiram ultrapassagens seguras nas perimetrais.
Priscila gostou da agilidade do Tiggo 3X nas ruas, principalmente no trânsito mais movimentado onde a elasticidade do motor permitiu acompanhar o fluxo com tranquilidade.
O Tiggo 3X encarou tranquilo as estradas. Como nas ruas, a agilidade surpreendeu incluindo a boa suspensão, estável e firme mas sem comprometer o conforto, absorveu bem as irregularidades do pavimento, tão comuns no país. Em trechos de curvas e dentro dos limites de velocidade, o rolamento da carroceria do utilitário esportivo foi mínimo.
O visual acompanha a linguagem da marca combinando linhas fortes e suaves. A grade hexagonal com pontos cromados traz desenho exclusivo. Os faróis, as luzes diurnas (DRL) e os sinalizadores em LED encorpam a frente. O ajuste automático de altura dos faróis auxilia a condução à noite ao evitar o ofuscamento do condutor do carro que roda em sentido contrario.
Os freios a disco nas quatro rodas com distribuição eletrônica e assistente de frenagem e os controles de estabilidade e tração ajudaram quando preciso. Também os assistentes de descida e de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência são de série. O ruído interno foi baixo. O bom isolamento acústico permitiu conversar, ouvir musicas ou rádio sem problema. O barulho só aumentou a partir dos 80 quilômetros por hora acompanhando o aumento das rotações do motor.
Design e interior
A evolução do Tiggo 3X em relação ao Tiggo 2X, que continua em linha, foi apontada pela jornalista. O visual renovado na dianteira, mais equipamentos no interior e o novo conjunto propulsor alinharam o Tiggo 3X com os modelos mais caros da marca, os Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8.
O interior escurecido com detalhes cromados, preto brilhante e na cor prata chamou a atenção de Priscila. A direção elétrica e o volante multifuncional com ajuste de altura junto com os bancos revestidos em material sintético facilitaram a condução e agradaram a jornalista. O quadro digital de instrumentos com tela de LCD de 7” colorida teve fácil visualização.
Como sempre, Priscila testou diversas vezes a central multimídia de tela de nove polegadas sensível ao toque. Interativa com Android Auto, Apple Carplay e aplicatvos, a conexão é por cabo. O Gilberto valorizou a imagem da câmera traseira com guias nas manobras de estacionamento. Acesso por aproximação e partida por botão, o Tiggo 3X tem 4,200 metros de comprimento, 1,760 metro de largura, 1,570 metro de altura e distância entre eixos de 2,555 metros e acomodou bem condutor e acompanhante na frente e dois adultos e uma criança atrás. O porta-malas tem capacidade para 420 litros.
Conclusão
O Tiggo 3X tem tudo para ser o carro chefe da Caoa Chery, Como Priscila Nunes lembrou, o utilitário esportivo compacto traz recursos e remete aos modelos mais caros e sofisticados da marca. Bem completo na versão topo de linha Pro, tem bom acabamento interno e o conjunto propulsor garante comportamento adequado às suas limitações mas surpreende ao ser semelhante ao de veículos com motores mais potentes.