O visual forte, o bom conjunto propulsor e a tecnologia credenciam o Tiggo 3X Turbo para ser o modelo mais vendido da Caoa Chery. Bem equipado, o comportamento do utilitário esportivo compacto mostrou suas qualidades nas ruas e trechos sinuosos de estradas no interior de São Paulo. O Caoa Chery Tiggo 3X Turbo tem preço sugerido de lançamento de R$ 94.990, na versão Plus, e de R$ 99.990, na Pro.
Lançado em outubro de 2020 na China, o novo utilitário esportivo compacto foi nacionalizado com trabalho conjunto de dois anos das engenharias brasileira e chinesa. Foram 1,5 mil horas de testes em dinamômetro e 5 mil horas de desenvolvimento e calibração do motor e da transmissão no período. Outros 150 mil quilômetros foram percorridos em testes de rodagem.
Conjunto propulsor
Produzido na fábrica de Jacareí (SP) e montado sobre a plataforma do Tiggo 2X, que continuará em linha, o Tiggo 3X traz recursos de modelos superiores da marca e detalhes como a grade e o acabamento interno, que diferenciam cada versão.
O novo motor de três cilindros 1.0 Turbo flex de 98 cv e força (torque) de 16,8 kgfm (com gasolina) até 102 cv e 17,1 kgfm (etanol) atua combinado com o câmbio automático tipo contínuo variável (CVT), que simula nove velocidades.
Design e detalhes
O visual acompanha a linguagem da marca combinando linhas fortes e suaves. A grade hexagonal com pontos cromados traz desenhos exclusivos para cada versão. Os faróis, as luzes diurnas (DRL) e os sinalizadores halógenos na Plus, e em LED na Pro, encorpam a frente.
As linhas fluidas laterais são integradas com as caixas de rodas na cor preta. A versão Pro traz o logo Tiggo no vidro lateral traseiro e com moldura cromada na linha de cintura. Na traseira, uma barra de ligação das lanternas em preto brilhante completa o conjunto. As rodas são exclusivas para cada versão.
Interior e recursos
O Tiggo 3X tem as mesmas dimensões do 2X. São 4,200 metros de comprimento, 1,760 metro de largura, 1,570 metro de altura e distância entre eixos de 2,555 metros. O porta-malas tem capacidade para 420 litros.
O interior escurecido conta com detalhes cromados, preto brilhante e na cor prata. O volante é multifuncional com ajuste de altura e base reta e costura aparente. Os bancos são revestidos em tecido e material sintético na versão Plus e material sintético na Pro. O banco traseiro é bipartido (60/40) e rebatível.
O quadro combina instrumentos analógicos com tela digital de 3,5” na versão Plus.
Na topo de linha, o quadro digital conta com tela de LCD de 7” colorida.
Com direção elétrica, a multimídia tem tela de 9” sensível ao toque e interativa com Android Auto e Apple Car Play. Ar-condicionado, entrada USB, portas e retrovisores elétricos, ajuste de altura dos faróis e sensor de estacionamento são comuns nas duas versões. A topo de linha conta ainda com câmera traseira e guias para manobras.
Assistentes de descida e de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência são de série. Também tem controles de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e assistente de frenagem. O Tiggo 3x Turbo traz ainda duplo airbag, indicador de pressão e temperatura de cada pneu e Isofix.
A versão Pro conta com abertura e fechamento das portas por aproximação e comando de climatização a distância. A topo de linha conta ainda com acendimento automático dos faróis, botão de partida, luz de boas-vindas nas portas dianteiras e faróis (alto e baixo) em LED.
O Tiggo 3x Turbo está disponível nas cores sólidas branco e preto, metálicas vermelho, cinza e prata, e branco perolizado. A garantia é de cinco anos para motor e câmbio e de três anos para o veículo completo.
Ruas e estradas
No percurso aproximado de 140 quilômetros entre São Paulo, São José dos Campos e Mariporã, o Tiggo 3X teve bom desempenho do conjunto propulsor. No trânsito urbano, o utilitário esportivo rodou bem, com respostas adequadas. A suspensão superou as irregularidades do pavimento e passou fácil pelas calhas comuns nas ruas da capital paulista.
O câmbio CVT distribuiu bem a potência do motor 1.0 na estrada. Nos longos trechos de subidas sinuosas e pista simples de difícil ultrapassagem na Serra da Mantiqueira, o utilitário esportivo compacto surpreendeu. Acompanhou o fluxo e, quando possível, permitiu rápidas ultrapassagens. A suspensão macia, mas firme, teve comportamento semelhante ao das ruas.
Pelos dados da Caoa Chery, o Tiggo 3X acelera de zero a 100 km/h em 14,2 segundos e chega à velocidade máxima de 172 km/h. Com etanol, o utilitário esportivo faz 7,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada e, com gasolina, 11,2 km/l e 12,2 km/l.
Viagem a convite da Caoa Chery