O extra pesado Actros, o primeiro caminhão digital do país que trocou os retrovisores externos por câmeras e a nova geração da Sprinter dividem as atenções no estande da Mercedes-Benz, um dos maiores do São Paulo Expo. A montadora alemã, que mostra a sua linha de produtos e serviços, destaca os dois modelos como veículos que trazem para os comerciais as tecnologias aos carros de passeio. A 22ª Fenatran, maior evento de transportes da América Latina se encerra nesta sexta-feira (18),
A segunda geração do Actros chegará ao mercado em janeiro de 2020, mais completa, inteligente e tecnológica com soluções únicas para o transporte de cargas. Uma das principais novidades é troca dos retrovisores por câmeras projetar as imagens laterais digitais em duas telas de 15 polegadas e alta definição.
O novo Actros e também a Sprinter trazem o avançado sistema de segurança ativa ABA 5. São recursos como controle eletrônico de estabilidade, frenagem automática de emergência, que freia o veículo automaticamente caso detecte algum objeto em movimento próximo e que apresente risco de colisão, e sensor de fadiga entre outros.
Acesso por aproximação e partida por botão, o extra pesado no painel, duas telas de 10,25 polegadas que mostram informações do caminhão e ajustes. A multimídia, sensível ao toque, permite espelhar dois smartphones pelo Amdroid Auto e Apple CarPlay . O carregamento do celular é por indução.
O Actros trará novos conjuntos propulsores. Configuração inédita, o cavalo mecânico 4x2 terá motor de de 450 cv. Já as 6x2 e 6x4 contarão com o 480 cv. Também são novos, a nova caixa de transmissão de 12 velocidades, o eixo traseiro, que ficou 108 quilos mais leve e demanda 40% menos volume de óleo, e os cubos de rodas livres de manutenção.
Sprinter, mais tecnologia
Redesenhada, na terceira geração da Sprinter tem como destaque a direção elétrica e o pacote de segurança. Além dos controles eletrônicos de estabilidade adaptativo, tração, assistentes de rampa e sensor de fadiga, de ventos laterais e ativo de frenagem (ABA) que freia o veículo automaticamente caso detecte algum objeto em movimento próximo e que apresente risco de colisão, entre outros.
O interior da Sprinter remete ao de um carro de passeio. Acesso por aproximação, partida por botão, direção elétrica, central multimídia com tela sensível ao toque, câmera de ré, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado estão entre as novidades da Sprinter 2020.
Na linha 2020, 60 modelos com motores de 143 cv e força (torque) de 33,7 kgfm a 163 cv e força de 36,4 kgfm e preços a partir de R$ 130,7 mil, na configuração chassi, R$ 142,2 mil, na furgão, e de R$ 178,9 mil, na de passageiros.
Iveco, produtos e serviços
O novo Daily 2020 e os caminhões movidos a gás são destaques da Iveco. A italiana comemora 22 anos no Brasil e mostra sua gama completa de veículos e avança nos sistemas de conexão e gestão de frotas com o Iveco Connect que permite monitorar em tempo real das funções e desempenho do veículo ao comportamento do motorista.
Nas versões chassi cabine, cabine dupla, furgão de carga e van de passageiros, o novo Daily 2020 foi todo renovado.
A montadora garante que o veículo oferece a robustez de um caminhão com a dirigibilidade de um carro de passeio.
O lançamento do novo Daily será em abril de 2020 e todas as versões trarão controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Com a experiência de 50 anos em veículos a gás Argentina, a Iveco lançará no mercado brasileiro no próximo ano caminhões com o combustível alternativo.
Serão versões para gás natural veicular (GNV), natural liquefeito (GNL) e o biometano.
Os pesados Hi-Road e Hi-Way estão com novo visual. Com suspensão traseira a ar, freio de estacionamento eletrônico e cabine estendida na cor azul.
O jornalista viajou a convite da Anfavea