Os veículos, logistíca, serviços e tecnologia que transportam a economia brasileira movimentarão o 22.° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), no São Paulo Expo, até sexta-feira (19). Além das montadoras de caminhões, o evento reúne 450 empresas da cadeia automotiva incluindo a mobilidade. A Volkswagen apresenta o primeiro caminhão elétrico que será fabricado no país, o e-Delivery, a familia Costellation e a Linha TGX, da MAN. A DAF reforça sua presença no país com investimentos no desenvolvimento de novos produtos, serviços e ampliação da rede de concessionários.
O primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil, o e-Delivery, chegará ao mercado no segundo semestre de 2020. O veículo urbano de carga (VUC) divide o estande da Volkswagen com os pesos pesados da família Costellation e a linha TGX, da MAN. Ao todo são 15 modelos dos leves aos extra-pesados.
O VW e-Delivery será montado em Resende pelo consorcio modular de empresas para mobilidade elétrica de carga e passageiros.
Nas versões de 11 e 14 toneladas, será equipado com motor elétrico de 272 cv e força (torque) de 219 kgfm de torque.
A montadora destaca que o novo Delivery Express tem a robustez de um caminhão com a dirigibilidade de um carro de passeio. Com até 3,5 toneladas, pode rodar nos centros urbanos e para conduzí-lo basta a Carteira Nacional de Habilitação Categoria B.
A versão V-Tronic dos modelos 9.170 e 11.180 para as operações urbanas com câmbio automatizado é outro destaque da VW. O 11.180 terá nova opção 4x4 para o uso fora de estrada. Na família Constellation, a novidade é a linha de vocacionais Robust. No 24.280, a nova transmissão automatizada V-Tronic tem 10 velocidades.
Na MAN, a gama TGX traz como opcional a suspensão pneumática para as versões os cavalos mecânicos nas versões 6x2 e 6x4.
Lançamentos da DAF
Ao comemorar seis anos no mercado brasileiro. A DAF reforça sua presença no país com investimentos no desenvolvimento de novos produtos, serviços e ampliação da rede de concessionários. Dos atuais 37 pontos, três estão no Rio Grande do Sul, em Garibaldi, Portão e Eldorado do Sul.
O CF85 para o segmento de construção e nas versões Space Cab e off-roda para transporte canavieiro e madeireiro. O XF 85 tem configurações 6x2 e 8x2 com motores 11.0 e 13.0, 390 e 530 cv combinados com câmbios manual de 16 marchas e automatizados de 12 e 16 velocidades.
O Edição especial XF 105 Serie Silver tem caminhão para-lamas na cor da carroceria, rodas em alumínio exclusivas e os bancos revestidos em couro.
No estande da DAF estão ainda dois veículos vendidos nos Estados Unidos e na Europa, sem previsão de chegar ao Brasil.
O extrapesado Kenworth T680 conta com motor 13.0 de 405 a 510 cv combinado com transmissão automatizada de 12 velocidades. Já o médio LF traz PX-7 7.0 200 e 360 cv.
O jornalista viajou a convite da Anfavea