Priscila Nunes / Especial / Iracemápolis (SP)
A segunda geração do Actros está a caminho do mercado brasileiro. Com recursos similiares ao modelo alemão, o caminhão montado pela Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP) trará soluções únicas para a realidade do transporte no Brasil. Mais completo, inteligente e tecnológico, o extrapesado estará na Fenatran, de 13 a 18 deste mês, no São Paulo Expo, quando serão anunciados os preços. As primeiras unidades serão entregues a partir de janeiro de 2020
Rodamos com a primeira geração do Actros ano passado, nas estradas de Santos (SP), que trazia os assistentes de faixa de rolagem e de distância do veículo da frente. Agora, dirigimos o novo Actros, na pista da fábrica em Iracemápolis (SP), que traz novos recursos de auxilio à condução e que aumentam segurança.
Avançados recursos de seguranca
O novo Actros traz diversas inovações como o assistente de frenagem, o ABA 5. Tecnologia que com sensores e câmera identifica pedestres em movimento e outros obstáculos e se o motorista não reaja, assume controle para frear o veículo totalmente.
É o primeiro do setor de transporte de carga no país com esse controle.
O extrapesado Mercedes-Benz conta com o assistente de ponto cego que amplia a visão em torno do caminhão, alerta de fadiga que indica o momento de parada para descanso, controle eletrônico de estabilidade e regulagem automática de altura dos faróis. Já o piloto automático preditivo com a ajuda do GPS e de mapas registrado no sistema, antecipa a topografia do percurso e decide por trocas de marcha, uso da inércia e freio motor. Ao motorista cabe somente o controle do volante. Os novos recursos são itens de série.
A cabine foi renovada. Ficou maior e recebeu ajustes nas dimensões e no piso com altura interna de 1,84 metros, e assoalho semiplano. A cama interna também ficou maior com 2,25 metros de comprimento, 0,75 m de largura (10 cm mais larga) e altura de 1,84 m, o que permite ao condutor se movimentar sem apertos.
Como nos automóveis mais sofisticados,o acesso é por aproximação e a partida por botão. Os novos bancos permitem o ajuste pneumático com 15 variações. Como opcionais, há uma geladeira tipo gaveta posicionada embaixo do banco, além da estrela da Mercedes luminosa na grade frontal e de boas vindas ao abrir a porta (a imagem é projetada no chão).
Para a Mercedes-Benz, o novo Actros é o primeiro caminhão digital do Brasil. No painel, duas telas de 10,25 polegadas dão acesso às informações do caminhão e a ajustes. Uma, sensível ao toque, permite espelhar dois smartphones. O carregamento do celular é por indução.
A Mercedes oferece uma série de aplicativos para gestão do caminhão e da frota. É o caso do novo MB Uptime, que monitora o veículo e envia informações ao fabricante e às 180 concessionárias e programa manutenções e intervenções de emergência.
O Actros trará novos conjuntos propulsores. Configuração inédita, o cavalo mecânico 4x2 terá motor de de 450 cv. Já as 6x2 e 6x4 contarão com o 480 cv. Também são novos, a nova caixa de transmissão de 12 velocidades, o eixo traseiro, que ficou 108 quilos mais leve e demanda 40% menos volume de óleo, e os cubos de rodas livres de manutenção.
- O novo Actros concede ganhos de 20% nos intervalos de trocas de filtros e lubrificantes e de 15% no tempo de manutenção. O potencial é de até 12% de economia no consumo em relação ao Actros atual -, explica o engenheiro de produto da Mercedes, Hélio Ribeiro.
*A jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz