A terceira geração da Sprinter está próxima do mercado brasileiro. Com reestilização visual, novos motores, mais conforto e avançada tecnologia de segurança, a Mercedes-Benz aproximou o utilitário do comportamento de um carro de passeio. A Sprinter 2020 será apresentada na Fenatran, entre 14 e 18 de outubro, quando serão anunciados os preços.
O diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez, destacou a importância da direção elétrica de série e do pacote de segurança. Durante a apresentação, em Curitiba, revelou a proposta da montadora de tornar a sensação de dirigir e a ergonomia da Sprinter igual a de um carro de passeio da marca.
Versões, características e detalhes
O visual redesenhado ficou mais robusto com o novo para-choque maior. Também pela ampla grade com a estrela da marca e pelos faróis menores e mais elevados para reduzir o risco de dano em caso de colisão e que trazem luzes diurnas. Na van e furgão, a porta-traseira e as lanternas também foram modificadas.
Acesso por aproximação, partida por botão, direção elétrica, central multimídia com tela sensível ao toque, câmera de ré, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado estão entre as novidades da Sprinter 2020.
O volante e o quadro de instrumentos remetem ao de um carro de passeio da marca alemã.
O sistema multimídia MBUX, opcional, conta com tela de sete polegadas sensível ao toque e por comandos no painel e volante multifuncional, Bluetooth e viva-voz. De série, o novo rádio AM/FM conta com entrada USB para ocupantes da frente e passageiros e também Bluetooth.
Segurança e motores
A Sprinter traz avançados recursos de segurança. Além dos controles eletrônicos de estabilidade adaptativo, tração, assistente de rampa e sensor de fadiga, o assistente ativo de frenagem (ABA). A partir dos 7km/h, freia o veículo automaticamente caso detecte algum objeto em movimento próximo e que apresente risco de colisão.
Na linha 2020, 60 modelos entre vans, furgões e chassis com cabine. As, Sprinter 314 CDI Street, 416 CDI e 516 CDI receberam novos motores atualizados, reforçados na parte mecânica e com novos parâmetros eletrônicos. Com mais potência e torque, permitiu maior capacidade de carga. Na versão 416, são 220 quilos a mais de PBT.
Nas carrocerias furgão e chassi, o 314 CDI substituiu o 313 CDI Street, gera 143 cv e força (torque) de 33,7 kgfm. Nas carrocerias chassi cabine, furgão e van, os 416 CDI e 516 CDI substituem os 415 CDI e 515 DCI e liberam 163 cv ( 17 cv a mais em relação ao anterior) e força de 36,4 kgfm (2,8 kgfm mais).
* O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.