A maior surpresa da nova comissão técnica do Inter não veio do Uruguai. Diego Aguirre, seu assistente e o preparador físico Fernando Piñatares eram nomes que constavam nas especulações e suas contratações seguiram uma lógica. O fato novo veio por conta da volta de Paulo Paixão numa função que oficialmente é chamada de coordenação da preparação física, mas que se sabe terá outras atribuições em função das qualidades humanas do profissional. Parece inacreditável considerar Paixão uma aposta da diretoria colorada, mas é exatamente como pode ser colocada a nova missão de um dos homens mais vitoriosos do futebol brasileiro.
Considerando quem é Paulo Paixão, seu currículo, a personalidade, a experiência vitoriosa, o conhecimento do clube e o exemplo de vida, os dirigentes do Inter podem até estar se perguntando por que não pensaram antes nesta contratação. Uma figura como Paixão poderia ter dado lições de Inter, de vestiário e de vitórias para a antiga comissão técnica, jogadores e até para aos dirigentes. A aposta agora diz que nunca é tarde para uma retomada.
Há riscos, é claro, de que aquilo que está sendo planejado não funcione perfeitamente. O ambiente de vestiário tem lá suas tensões e vaidades. Será necessária uma sintonia perfeita entre dois preparadores físicos que trabalharão com atribuições diferentes.
Paixão estará acima de Fernando Piñatares, mas a ideia é não interferir na atividade do parceiro fiel de Diego Aguirre, funcionando mais de consultor do que como um chefe. O outro desafio está por conta da receptividade do elenco às orientações, dicas e conversas de alguém com extrema capacidade de sensibilizar e motivar profissionais do esporte. Será o momento de saber se há contaminação de ambiente no vestiário colorado.
Paulo Paixão, mesmo com mais de 40 anos como profissional do futebol, está radiante com o desafio como se fosse um calouro. Ele tem tudo para se tornar o maior dos reforços buscados neste momento de turbulência e maus resultados. Não tem como negar que um craque que não entra em campo foi contratado pelo Inter.