Como é de praxe, não haverá escalações antecipadas de Grêmio e Inter para o clássico do próximo sábado (3) . Provavelmente nem os nomes dos concentrados serão conhecidos. Uma coisa, porém, é praticamente certa e digna de aposta. Não se espere a Dupla em campo na Arena com suas formações consideradas titulares ou ideais para o início da partida.
No caso do Grêmio, a proximidade da partida contra o Independiente del Valle pela Libertadores é um limitador óbvio, especialmente pelos conhecidos critérios de escalação do técnico Renato Portaluppi. Não se trata de prever um time reserva, ou muito menos o de garotos, contra o maior rival, mas a ausência de alguns titulares que serão preparados cuidadosamente para estarem 100% na altitude de Quito. Um bom resultado do time jovem diante do São Luiz nesta quarta-feira (31) só reforçará a tranquilidade para qualquer escolha no Gre-Nal em função do bom posicionamento na tabela do Gauchão.
Pelos lados do Beira-Rio, sem nenhum tipo de crítica, o Inter não poderá ser dito como titular porque até agora Miguel Ángel Ramírez não definiu qual sua equipe principal. É bem possível que o Gre-Nal, ainda que com toda sua importância, haja observações da nova comissão técnica. É claro que nenhum jogador absolutamente novo ou alguma experiência tática inédita vá aparecer no sábado (3). Os observados desta vez são os mais cascudos e taticamente haverá o mais forte dos testes possíveis. Dizer que os colorados colocarão em campo "o que têm de melhor" é uma possibilidade grande, mas também não é certo que estes "melhores" sejam a formação definitiva de Ramírez.
A previsão de que o Inter de Miguel Ángel Ramírez será mais titular do que o Grêmio no Gre-Nal não se mostra errada, embora as variáveis a favor dos mistérios de Renato Portaluppi não excluam a possibiliadde dele contrariar a tendência. Olhando para o passado, encontramos muitos confrontos com times descaracterizados válidos pela fase de classificação do Gauchão. A rigor, são clássicos sem um caráter eminentemente decisivos em que uma eventual derrota causa mais desconforto do que do que prazer em caso de vitória. Isto não tira atrações do jogo deste sábado. Um encontro inédito de treinadores e as novidades em campo garantem motivos para grande curiosidade.