A montagem de um time de futebol é um quebra-cabeças peculiar. Há muitas peças que proporcionam os mais variados encaixes, mas somente 11 são utilizadas. Após quatro jogos em que o Inter teve a tutela de Miguel Ángel Ramírez, as 11 partes que compõem a imagem final (o time titular) ainda estão embaralhadas. Não há movimentos de que o treinador mostre com maior clareza o time que deve colocar em campo no Gre-Nal do fim de semana até que a escalação para o clássico seja divulgada uma hora antes de a bola rolar.
Tão pouco há o interesse do espanhol em falar sobre o tema neste momento. “Agora não penso no Gre-Nal porque tenho outro jogo antes, daqui três dias”, ponderou após a vitória por 2 a 1 sobre o Brasil-Pel, no sábado (27) à noite, pelo Gauchão.
A fase de testes será prolongada para a partida contra o São José, na quarta-feira (31). Até aqui, somente seis jogadores (Rodinei, Praxedes, Nonato, Yuri Alberto, Edenilson e Patrick) estiveram em campo nas quatro partidas. Porém, nenhum foi titular em todas. É possível que no Beira-Rio contra o Zequinha se veja uma quinta formação diferente e diante do Grêmio, na Arena, a sexta. “Não sou de crenças absolutas, ainda mais no início de trabalho. Paciência com isso. Cuidado em falar sobre titular. Semana a semana. Vamos, partida a partida para ver os rendimentos individuais”, explica.
Nessa semana, o espanhol ganha mais uma peça para embaralhar o difícil jogo de prever a sua formação titular. O chileno Palacios começará a treinar com o grupo e, se tiver condições legais, será escalado no meio da semana.
Apesar do mistério e do alerta para se ter cuidado sobre o tema “time titular”, há algumas pistas dadas nesses 360 minutos de futebol sob o comando de Ramírez e o que ele pode colocar em campo no maior desafio do início de seu trabalho.
Gol
Danilo Fernandes foi titular nos dois primeiros jogos. Marcelo Lomba também. No jogo com os pés, parte importante do conceito de futebol do treinador, os dois se mostraram equivalentes nesta temporada. Porém, Lomba tem se mostrado inseguro com pequenas falhas. Danilo está em vantagem no duelo.
Laterais
Na esquerda não há mistério. Moisés está lesionado e Léo Borges é o único jogador disponível no momento. Apesar de certa timidez, suas atuações foram seguras. Na direita, Rodinei está em à frente na briga com Heitor, afinal esteve em campo em todas as partidas sob o comando de Ramírez. O jogador vinculado ao Flamengo evoluiu com a bola, fazendo com maior naturalidade a movimentação por dentro. Na marcação, entretanto, foi um pouco claudicante contra o Brasil-Pel.
Zaga
O argentino Victor Cuesta é titular absoluto. A confiança nele é tão grande que já chegou a ser deslocado para a lateral-esquerda. A disputa fica no outro lado do miolo defensivo entre Lucas Ribeiro e Zé Gabriel. Com uma melhor saída de bola, o segundo é o mais cotado para começar jogando diante do Grêmio.
Meio-campo
Após melhorar o condicionamento físico, Rodrigo Dourado emendou dois jogos seguidos. Entendeu bem a movimentação solicitada por Ramírez, embora precise diversificar mais os seus passes, e também tem vaga garantida no time. O mesmo vale para Edenilson, um dos principais nomes do elenco. A outra vaga fica entre Praxedes e Mauricio, chamado de craque por Ramírez. Mais utilizado e com maior qualidade para jogar em um ou dois toques, Praxedes é o pole-position da vaga.
Ponteiros
É onde jogadores com respostas mais pálidas, como Marcos Guilherme e Peglow, estão ganhando maior minutagem - provavelmente para terem uma avaliação mais definitiva do espanhol. As chances não vem sendo aproveitadas. Até a chegada de Taison, Patrick será o dono da ponta-esquerda. Na direita, Palacios desembarca para assumir a vaga se tiver condições legais. Senão, Caio vidal deve começar jogando ou Ramírez pode surpreender deslocando Yuri Aberto para a ponta.
Centroavante
Os quatro à disposição já foram utilizados. O único que não marcou gol foi Guerrero. O peruano é o potencial titular da posição, mas como ainda busca ritmo de jogo, pode ser titular na quarta e ficar no banco no Gre-Nal. Yuri Alberto é o seu principal concorrente. Thiago Galhardo corre por fora na disputa. Apesar do gol sobre o Xavante, Abel Hernández segue no fim da fila.
Possível escalação para o Gre-Nal:
Danilo Fernandes; Rodnei, Zé Gabriel, Victor Cuesta e Léo Borges; Rodrigo Dourado, Edenilson e Praxedes (Mauricio); Caio Vidal (Palacios), Yuri Alberto (Guerrero) e Patrick.