O que é o que é? É na Praça Japão, é de comer, mas não é sushi? Um saboroso campeonato de churrasco a céu aberto vai enfumaçar Porto Alegre dia 24. Seis jurados avaliarão os quesitos ponto, sabor e apresentação da carne, que será assada em mini parrillas.
Consultor do mercado de carnes, o jurado Marcelo Bolinha conta que a postura do assador perante a churrasqueira e a carne faz toda a diferença na hora de somar pontos. O vencedor ganha por detalhes como a maneira de fazer o fogo ou de acomodar a carne na grelha.
Todos os participantes do Mestres Assadores receberão o mesmo corte de carne e a mesma missão: assar de acordo com o ponto determinado pelos juízes. Se assar de mais ou de menos, a eliminação é quase certeira. Bolinha mostra que o concurso é rigoroso:
– O cara não pode só jogar a carne na tábua. Tem que demonstrar sabedoria. O corte tem que ser bem feito!
Mas, quando o assunto é sabor, não tem firulas:
– Eu corto, cheiro, e boto na boca – declara o juiz.
Para quem for assistir, o evento contará também com barraquinhas de bebidas e comidas como hambúrguer e choripan. O lançamento da festa foi feito na noite passada, no restaurante Fazenda Barbanegra. A taxa de inscrição da competição é R$ 250, com toda renda revertida para o projeto WimBelemdon.
Os jurados: Marcelo Bolinha (consultor do mercado de carnes), Betty Cirne-Lima (veterinária titular da UFRGS e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon), Carolina Azambuja (assadora profissional), Cássio Selaimen (mestre cuteleiro e proprietário das facas Don Cássio Selaimen), Fábio Medeiros (Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada) e André Zimmer (proprietário do frigorífico Zimmer).